21 de out. de 2015

Câmara em Movimento chega ao Gama

Foto Joaquim Dantas
Manoel Messias Pretto, músico e morador da cidade,
 disse que os parlamentares "estão sendo desmoralizados
pelo governador Rodrigo Rollemberg"
Foto Joaquim Dantas
Projeto Câmara em Movimento realiza seção ordinária no Gama

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O Ginásio de Esportes do Centro Olímpico do Gama recebeu o Projeto Câmara em Movimento, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, para ouvir as demandas da população da cidade e votar projetos em pauta. A sétima edição do projeto foi realizada nesta quarta-feira (21), as 15h.

Segundo a Coordenadoria de Comunicação da CLDF, "o projeto é uma iniciativa da atual gestão da Casa para aproximar o poder legislativo da população. As sessões ordinárias, que normalmente ocorrem em plenário, são realizadas nas cidades para facilitar o acesso e a participação dos moradores. Nas edições anteriores – Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho, Brazlândia, Samambaia, Planaltina –, os cidadãos puderam apresentar suas demandas aos representantes do Legislativo. O projeto vai percorrer todas as cidades do DF".

Não foi diferente no Gama, vários representantes de entidades e moradores da cidade tiveram a oportunidade de apresentar aos parlamentares as suas reivindicações.
Foto Joaquim Dantas
O palhaço Pirulito pediu a revitalização do Cine Itapuã
Foto Joaquim Dantas

As reivindicações mais ouvidas pelos deputados distritais foram as que pediam a revitalização do Parque Urbano e Vivencial do Gama, PUVG, e a do Centro Cultural Itapuã, pedido feito, inclusive, pelo palhaço Pirulito, um dos ícones da cidade. Regularização das terras rurais do Gama, a não privatização da saúde e a urbanização da área rural, foram outras reivindicações feitas.

O presidente do Conselho de Saúde do Gama, Enóquio Rocha, chamou a atenção dos parlamentares para as péssimas condições da Saúde Pública. Enóquio lamentou o fechamento da maternidade do Hospital Regional de Santa Maria e denunciou que a transferência das gestantes para o Hospital Regional do Gama, provocou o caos na unidade hospitalar, com mulheres dando a luz até nos banheiros do hospital.

Manoel Messias Pretto, músico e morador da cidade, disse que os parlamentares "estão sendo desmoralizados pelo governador Rodrigo Rollemberg", que entrou na justiça para não pagar o reajuste dos servidores, aprovado pela CLDF em 2014. Entretanto, Pretto ressaltou que as reivindicações feitas pela população "iriam entrar em um ouvido e sair no outro" (dos deputados) e completou dizendo que as demandas do povo, para os distritais, "não fede nem cheira". O músico afirmou ainda que o "governador mentiu quando afirmou que não tinha dinheiro em caixa", referindo-se aos vários desmentidos feitos pelo deputado Chico Vigilante, PT, provando que o governo anterior deixou mais de 1 R$ bi nos cofres do Buriti.

Um militante ligado ao movimento negro do Gama criticou a ausência da maioria dos deputados, à mesa, durante a apresentação das demandas da população à CLDF.

Na seção ordinária foi derrubado o veto do governador Rodrigo Rollenberg, ao Projeto de Lei que prevê a redução do cálculo do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, ICMS, sobre os medicamentos genéricos. 

Nenhum comentário: