Manoel Messias Pretto, músico e morador da cidade, disse que os parlamentares "estão sendo desmoralizados pelo governador Rodrigo Rollemberg" Foto Joaquim Dantas |
Projeto Câmara em Movimento realiza seção ordinária no Gama
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
O Ginásio de Esportes do Centro Olímpico do Gama recebeu o Projeto Câmara em Movimento, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, CLDF, para ouvir as demandas da população da cidade e votar projetos em pauta. A sétima edição do projeto foi realizada nesta quarta-feira (21), as 15h.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação da CLDF, "o projeto é uma iniciativa da atual gestão da Casa para aproximar o poder legislativo da população. As sessões ordinárias, que normalmente ocorrem em plenário, são realizadas nas cidades para facilitar o acesso e a participação dos moradores. Nas edições anteriores – Rodoviária do Plano Piloto, Ceilândia, Sobradinho, Brazlândia, Samambaia, Planaltina –, os cidadãos puderam apresentar suas demandas aos representantes do Legislativo. O projeto vai percorrer todas as cidades do DF".
Não foi diferente no Gama, vários representantes de entidades e moradores da cidade tiveram a oportunidade de apresentar aos parlamentares as suas reivindicações.
O palhaço Pirulito pediu a revitalização do Cine Itapuã Foto Joaquim Dantas |
As reivindicações mais ouvidas pelos deputados distritais foram as que pediam a revitalização do Parque Urbano e Vivencial do Gama, PUVG, e a do Centro Cultural Itapuã, pedido feito, inclusive, pelo palhaço Pirulito, um dos ícones da cidade. Regularização das terras rurais do Gama, a não privatização da saúde e a urbanização da área rural, foram outras reivindicações feitas.
O presidente do Conselho de Saúde do Gama, Enóquio Rocha, chamou a atenção dos parlamentares para as péssimas condições da Saúde Pública. Enóquio lamentou o fechamento da maternidade do Hospital Regional de Santa Maria e denunciou que a transferência das gestantes para o Hospital Regional do Gama, provocou o caos na unidade hospitalar, com mulheres dando a luz até nos banheiros do hospital.
Manoel Messias Pretto, músico e morador da cidade, disse que os parlamentares "estão sendo desmoralizados pelo governador Rodrigo Rollemberg", que entrou na justiça para não pagar o reajuste dos servidores, aprovado pela CLDF em 2014. Entretanto, Pretto ressaltou que as reivindicações feitas pela população "iriam entrar em um ouvido e sair no outro" (dos deputados) e completou dizendo que as demandas do povo, para os distritais, "não fede nem cheira". O músico afirmou ainda que o "governador mentiu quando afirmou que não tinha dinheiro em caixa", referindo-se aos vários desmentidos feitos pelo deputado Chico Vigilante, PT, provando que o governo anterior deixou mais de 1 R$ bi nos cofres do Buriti.
Um militante ligado ao movimento negro do Gama criticou a ausência da maioria dos deputados, à mesa, durante a apresentação das demandas da população à CLDF.
Na seção ordinária foi derrubado o veto do governador Rodrigo Rollenberg, ao Projeto de Lei que prevê a redução do cálculo do Imposto de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços, ICMS, sobre os medicamentos genéricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário