19 de nov. de 2015

Alckimim não cede e ocupações continuam

Termina sem acordo audiência entre secretário da Educação e alunos de SP
Voorwald disse que levará a Alckmin proposta dos estudantes, de cancelar a reorganização de imediato e colocar o projeto em discussão ampla com pais, alunos e professores durante todo o ano de 2016

por Sarah Fernandes, da RBA

Terminou sem acordo a audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) realizada na tarde desta quinta-feira (19) entre o secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, e representantes de alunos secundaristas, sobre a reorganização do ensino público paulista. As medidas incluídas na proposta levarão ao fechamento de pelo menos 93 escolas e transferências de cerca de 311 mil alunos.

Voorwald disse que levará ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) a proposta dos estudantes, de cancelar a reorganização de imediato e colocar o projeto em discussão ampla com pais, alunos e professores durante todo o ano de 2016.

Os estudantes vão discutir o rumo das ocupações, que já atingem 64 escolas estaduais.

Na segunda-feira deverá realizada nova audiência entre as partes. A Defensoria Pública deve apresentar o posicionamento dos alunos e o governo também deve se posicionar.

Estudantes presentes no tribunal cantaram durante a audiência "não tem arrego" e contrariaram determinação do desembargador de escolher um porta-voz, preferindo subir ao palco em grupo e dividir as falas.

"O governo está tratando ocupações como pauta judicial e policial", "decidimos ocupar a escola como ato de resistência à medida do governo que não nos consultou", e outras manifestações traduziram os sentimentos dos estudantes.

Nenhum comentário: