5 de jan de 2016

Questionário para quem quer a volta dos milicos

Para aqueles que defendem a volta da ditadura militar, proponho que respondam ao quetionário abaixo

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Eu fico impressionado com a quantidade de pessoas que defendem a volta da ditadura militar no Brasil, entretanto, o que mais impressiona é que parte dessas pessoas, perdeu a memória e a outra parte não frequentou ou não frequenta as aulas de história.

Pois bem, o amigo Marcos Doniseti preparou um pequeno questionário para que essas pessoas respondam e, depois, reavaliem se querem realmente a volta dos milicos:

Confira:

1) Quem promoveu um Golpe de Estado que derrubou o governo democrático de João Goulart, presidente legítimo do Brasil, que era o Vice-Presidente da República (eleito diretamente) quando Jânio Quadros renunciou, em Agosto de 1961?

2) Quais foram os grupos sociais brasileiros que deram apoio à instalação da Ditadura Militar no Brasil?

3) Qual foi o governo, de uma grande potência mundial, que planejou, organizou e financiou o Golpe de 64?

4) Qual foi o serviço secreto que participou decisivamente do Golpe de 64 e que é famoso mundialmente pelos Golpes de Estado, assassinatos de líderes políticos estrangeiros, entre inúmeras outras ações ilegais e criminosas que comete pelo mundo todo?

5) Qual foi o governo, de uma grande potência mundial, que reconheceu o governo golpista brasileiro, logo que ficou claro que o Golpe de Estado tinha sido vitorioso? 

6) Qual foi o governo, de uma grande potência mundial, que apoiou e financiou os parlamentares de Direita nas eleições de 1962, para ajudar a montar uma bancada conservadora que desse sustentação a um futuro Golpe de Estado que visava derrubar o governo democrático de João Goulart?

7) Quem criou e financiou o IPES e o IBAD, duas organizações golpistas, que recebiam dinheiro da CIA e de grandes empresas, e que participaram das articulações para derrubar Jango da Presidência da República e que começaram a agir desde o início do governo deste?

8) Qual foi a grande potência mundial que enviou milhares de agentes secretos para o Brasil, a fim de poder derrubar o governo de Jango, nos anos anteriores ao Golpe (1961-1964)?

9) Qual foi a potência mundial que enviou uma frota de navios para o Brasil, a fim de ajudar os golpistas que derrubaram Jango, como parte da 'Operação Brother Sam'? 

10) Quais foram os segmentos da sociedade brasileira que participaram ativamente do Golpe de 64 e que comemoraram entusiasticamente a derrubada do governo democrático de Jango?

11) Quais foram os jornais que fizeram editoriais pedindo a derrubada do governo Jango e, que, após a vitória do Golpe, voltaram a fazer editoriais comemorando a vitória do movimento golpista?

12) Qual foi o governo, de uma grande potência mundial, que liberou empréstimos de centenas de milhões de dólares para a Ditadura Militar nos meses seguintes à instalação da mesma?

13) Quem prendeu e torturou milhares de pessoas logo no início (nas primeiras semanas) da Ditadura Militar, fato este que foi denunciado pela imprensa e pela oposição na época (antes da Censura e da Repressão impedir que isso acontecesse)?

14) Quem afastou mais de 10 mil dirigentes sindicais de seus cargos, nos dois primeiros anos da Ditadura Militar, para poder enfraquecer o movimento sindical e, assim, ter condições de arrochar os salários dos trabalhadores e poder aumentar a exploração dos mesmos pelos capitalistas?

15) Quem fechou todos os partidos políticos e cassou mandatos de centenas de políticos eleitos diretamente pela população?

16) Quem reprimiu e massacrou os movimentos sociais (sindical, estudantil, camponês, de intelectuais), impedindo que os mesmos pudessem se manifestar de forma livre e pacífica?

17) Quem editou o AI-5?

18) Quem fechou todos os espaços de participação política para a população brasileira, impedindo que esta se manifestasse de forma livre, pacífica e democrática?

19) Quem mandou fechar o Congresso Nacional?

20) Quem censurou totalmente a imprensa?

21) Quem reprimia toda e qualquer manifestação popular que fosse contrária à Ditadura?

22) Quem mandou a Polícia invadir a Universidade de Brasília?

23) Quem assassinou o estudante Edson Luís, no Rio de Janeiro, em 1968?

24) Quem interviu nos sindicatos, afastando os seus dirigentes mais combativos, impedindo que os mesmos tivessem condições de mobilizar e de organizar os trabalhadores para que estes defendessem os seus direitos?

25) Quem enviou tropas das Forças Armadas brasileira para invadir um país, a República Dominicana, que havia eleito (democraticamente) um governo de Esquerda?

26) Quem matou o ditador Castello Branco?

27) Quem prendeu, torturou e assassinou milhares de pessoas, de todos os segmentos da população brasileira (estudantes, índios, operários, camponeses, etc) e desapareceu com os corpos das vítimas?

28) Quem entregou um país falido para o governo civil instalado em 1985, quando o país possuía uma dívida externa equivalente a 50% do PIB e a inflação era de 220% ao ano?

29) Quais as forças sociais, políticas e militares que promoveram tentativas de Golpe de Estado em 1950, 1954, 1955, 1956, 1959 e 1961 a fim de se derrubar governos eleitos democraticamente? 
Postar um comentário