5 de jan de 2016

O racismo implícito de cada dia

Nova companhia aérea brasileira divulga vídeo de propaganda com mensagem de racismo implícito

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A mais nova companhia aérea brasileira, a  Flyways Linhas Aéreas, fez o seu voo inaugural no dia 28 de dezembro do ano passado,  ligando o Rio de Janeiro a Belo Horizonte.

Em um vídeo promocional, aparecem três comissárias de bordo oferecendo os serviços da empresa. Acontece que, na minha opinião, o vídeo traz uma mensagem de racismo implícito, não expresso formalmente; não manifestamente declarado; subentendido, tácito.

Na sequência, as comissárias de bordo dizem que a empresa oferece conforto, pontualidade, segurança, serviço de bordo e voos diretos. Acontece que quem fala "serviço de bordo" é uma comissária negra. Por que ela, a comissária negra, não falou "segurança", "conforto" ou "pontualidade"? Talvez porque a empresa pense que as pessoas que assistirem ao comercial, não associem negros aos três itens oferecidos pelas comissárias brancas.

Fica subentendido que a palavra "serviço" é a mais apropriada às pessoas negras, assim como acontece nas novelas e filmes onde, raramente, um negro é bem sucedido. Na maioria das vezes os atores negros interpretam papéis de empregados domésticos, motoristas, seguranças, etc...


Postar um comentário