3 de nov. de 2016

Alunos ocupam o CEM 2 no Gama

Alunos protestaram do lado de fora da escola
Foto Joaquim Dantas
Alunos ocupam o CEM 2 no Gama em protesto à PEC da morte e a reforma do ensino médio
Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Alunos ocuparam na manhã desta quinta-feira (3) o Centro de Ensino Médio 2 do Gama, CEM 2, com o objetivo de protestar contra a PEC 271 (que agora está tramitando no Senado e passou a ser PEC 55/16), também conhecida como a PEC da morte e contra a reforma do ensino médio, proposta pelo governo federal.

A ocupação foi pacífica, mesmo com a manifestação de alguns alunos que são contra a ocupação. Logo nas primeiras horas da manhã o clima ficou tenso porque os alunos contrários queriam entrar na escola à todo custo, mas a intervenção rápida do Batalhão Escolar da Polícia Militar, evitou que as provocações feitas pelos alunos contrários a ocupação, provocasse um confronto direto.
A intervensão da PM evitou que as provocações feitas
pelos alunos contrários a ocupação provovasse um confronto
Foto Joaquim Dantas

Um pai de aluno contrário à ocupação agiu agressivamente e incentivava os jovens para que o confronto direto ocorresse, só com a chegada da PM que o homem parou com as ameaças.

Os coordenadores da ocupação pedem que a população apoie o protesto levando até a escola colchonetes, cobertores e alimentos, para dar sustentabilidade ao protesto dos estudantes.

Por outro lado, o governo federal está adiando a data das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, que seriam realizadas nas escolas ocupadas, como uma forma de colocar estudantes contra o Movimento Estudantil, uma vez que poderia manter a data e transferir para outra escola, como foi feito nas eleições.

#OcupaTudo

Nenhum comentário: