14 de mar. de 2018

JAIRO MENDONÇA É PRESENÇA GARANTIDA NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL EM SALVADOR

Professor Jairo Mendonça no FSM em Salvador
Foto Jairo Mendonça
A 13° edição do FSM (Fórum Social Mundial) iniciou na última terça-feira 13/03, com uma grande marcha no centro de Salvador e vai até o próximo sábado (17/03).

por Pensa DF

Com o lema "Resistir é Criar, Resistir é Transformar", o fórum apresenta uma vasta programação de debates que tem seu território principal, o Campus de Ondina, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Vários outros locais espalhados pela cidade também serão espaços de convergência de 60 mil participantes, oriundos de 120 países e de 1500 coletivos, organizações e entidades sociais.

"O objetivo do FSM é buscar alternativas e traçar estratégias de enfrentamento ao Neoliberalismo que avança a passos largos desmontando e golpeando democracias e direitos trabalhistas e humanos, em vários países da América Latina e do mundo", explica o diretor do Sindicato dos Professores e pré-candidato a deputado distrital pelo PCdoB, Jairo Mendonça.

Também estão incluídas na programação do FSM, atividades autogestionadas, nas quais as organizações e entidades ficam responsáveis pela definição de nomes dos palestrantes e suas presenças em Salvador. Elas acontecem por meios próprios e o seu formato de atividade ocorre na linha do "nada sobre nós, sem nós".

As atividades são divididas em 19 eixos temáticos. Vão de "Mídia Livre" passando por "Migrações e Vidas Negras Importam". A novidade dessa edição de 2018 é unir "Eixos, Lemas e Bandeiras" com o intuito de contribuir com o processo de mobilização e articulação das resistências entre si. Elas são abertas e podem ser propostas por "Redes, Plataformas, Organizações e Movimentos Sociais".

Para o professor Jairo essa é uma oportunidade imperdível de trocar experiencias, sugerir novas vivências, caborar e deliberar sobre a melhoria da qualidade de vida da população mundial. "A vida não é mercadoria. Cidadania sem fronteiras! Nada sobre nós, sem nós! Sigamos!", conclamou.

Nenhum comentário: