21 de set. de 2019

Freire: ‘temos que garantir a democracia no país, as instituições e as liberdades’

Roberto Freire, presidente do Cidadania23 (que sucedeu o PPS), ex-ministro, ex-deputado federal e ex-senador. Foto: Rovena Rosa - Agência Brasil
O presidente do Cidadania23, o ex-ministro, ex-deputado federal e ex-senador Roberto Freire, afirmou que Bolsonaro é “inepto” e coloca a democracia em xeque.

Para Roberto Freire, os esforços da oposição devem estar voltados “à construção de polos de defesa das instituições democráticas, dos fundamentos da democracia”.

“No momento, temos que evitar a polarização [bolsonaristas X petistas] e garantir o funcionamento democrático do país, das instituições e das liberdades”, frisou.

Freire sustenta que o PT liderar a oposição apenas fortalece o campo bolsonarista.

“Temos que trabalhar com uma outra esquerda, a esquerda democrática, empenhada em discutir a democracia. O lulopetismo só ajuda a alimentar o bolsonarismo. Não há coisa que o Bolsonaro mais deseje do que a permanência dessa dicotomia lulopetistas versus bolsonaristas”, disse em entrevista para o Jornal do Comércio, de Porto Alegre (RS).

Muitas “pessoas pensam que a esquerda brasileira é ‘Lula livre’. Não podemos imaginar que essa esquerda vai nos ajudar a enfrentar a questão democrática que está sendo colocada em xeque pelo governo Bolsonaro”, continuou.

“Temos que enfrentar, inclusive, retrocessos do ponto de vista cultural, motivados por conta do fundamentalismo religioso, muito vinculados a essa visão de extrema-direita e do próprio Bolsonaro”.

fonte Hora do Povo

Nenhum comentário: