19 de mai. de 2012

CUBA: 1,4 MILHÕES DE HECTARES PARA CAMPONESES

Cuba deu mais de 1,4 milhões de hectares de terras aos camponeses
O governo cubano deu em usufruto mais de 1,4 milhões de hectares de terras estatais ociosas a agricultores de três anos e meio, quando iniciou um programa para aumentar a produção de alimentos magros, um funcionário da indústria disse.
"Mais de 1 000 495 mil hectares de ociosidade com a superfície do que tínhamos no início do processo já foram entregues e mais de 79% foi colocado em produção", disse Pedro Olivera, presidente do Centro Nacional de Controle da Terra, o Ministério da Agricultura.
As terras foram dadas a "mais de 163.000 agricultores" e são principalmente envolvidos "na agricultura (59,4%) e culturas diversas (23%)", acrescentou.
Ele ressaltou que o Centro tem 901,000 hectares de terra ociosa disponível e esse número pode aumentar, porque "ainda há entidades que se escondem nessas áreas" não entregar ao Estado.
Olivera disse, coincidindo com queixas de agricultores que "continuam difíceis" no processo de distribuição de terras, que começou em 2008 e foi "caracterizado" por "a questão do padrão."
"Em alguns municípios não têm qualquer estado que requer monitoramento e qualquer disciplina necessária", disse ele.
Cuba tem uma área agrícola de 6,6 milhões de hectares, dos quais havia em 2007 apenas cercade três milhões cultivada, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (NSO).
A produção agrícola cresceu 9,8% na ilha durante o primeiro trimestre de 2012, com aumentos notáveis ​​em alimentos básicos como arroz e feijão, mas o leite e a carne caiu 11,6%, segundo dados oficiais.
Governo de Raúl Castro considera a produção de alimentos "estratégica", ainda atender a demanda do déficit de que irá forçar o país a importar comida para um montante de 1.700 milhões de dólares este ano, disse o governo em dezembro.







Nenhum comentário: