SETE CANDIDATOS QUEREM SER PREFEITOS DE CASCAVEL / PR
Sete candidatos concorrem à prefeitura de Cascavel.
Pela primeira vez a cidade do oeste do Paraná pode ter segundo turno.
Conheça as principais ideias dos candidatos para a cidade.
Cassiane Seghatti Do G1 PR
Cascavel possui 283.193 habitantes
(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Cascavel)
Ao todo, sete pessoas procuraram o cartório eleitoral de Cascavel, no oeste do Paraná, para requere o registro de candidatura e assim participar da corrida eleitoral que vai definir o próximo prefeito da cidade. Neste ano, a cidade chegou a marca de 204.182 mil votantes, o que torna possível o segundo turno, caso um candidato não conquiste a maioria absoluta dos votos. Cascavel é a quinta cidade a abrir esta possibilidade no Paraná.
Conheça um pouco mais daqueles que estão na disputa.
Edgar Bueno (PDT)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
Edgar Bueno (PDT), que busca a reeleição, foi eleito como prefeito de Cascavel em 2000 e em 2008 e ocupou uma cadeira como deputado estadual por três vezes. Se reeleito, diz que dará prioridade aos projetos de infraestrutura, como ciclovias e calçadas. Segundo ele, 95 % do que havia se proposto a fazer pela cidade foi realizado durante o mandato. O candidato à vice é o empresário e ex-diretor da Ferroeste Maurício Theudoro Quinino, do PSDB. O candidato tem o apoio dos partidos PSDB, PTB, PSL, PTN, PHS, PMN, PTdoB, PRT, PRTB e PR.
Lísias Tomé (PSDC)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
Questões como saúde, ação social e segurança devem ser os pontos mais trabalhados na campanha do candidato Lísias Tomé (PSDC). Médico, ex-secretário da saúde e ex-prefeito de Cascavel, eleito em 2004, Tomé afirma que dará atenção especial aos idosos. Para ele, a terceira idade está cada vez mais abandonada. Quem disputa esta candidatura como vice é o servidor público Edmar José Ruiz (PSDC), que concorre pela primeira vez. Tomé e Ruiz não se coligaram a nenhum partido.
Chico Menin (PPS)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
Chico Menin, candidato pelo PPS, se considera um "prefeito que gera oportunidades". O objetivo, caso seja eleito, é desenvolver projetos para explorar o talento das pessoas para gerar novas oportunidades. Ele tenta pela 7ª vez se eleger como prefeito da cidade e já comandou Santa Tereza do Oeste, cidade vizinha, durante três anos seguidos, pelo PDT. Atualmente Menin é gerente regional da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O empresário Vande Rios (PPS) é candidato à vice. O PTC apoia a candidatura.
Jorge Lange (PSD)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
Iniciante no processo eleitoral, Jorge Lange (PSD) trabalhou durante três anos como presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito de Cascavel (Cettrans). Se eleito, Lange que reside há 45 anos em Cascavel, pertente realizar uma gestão democrática, com a população perto da prefeitura. Além disso, afirma que investirá nas áreas de saúde e segurança, com implantação de Guarda Municipal e subprefeituras em duas regiões da cidade. A candidata à vice é Marlize da Cruz (PV), que já foi vereadora, chefe do Instituto Ambiental do Paraná e candidata à prefeita de Cascavel nas últimas eleições. A candidatura de Lange recebeu o apoio do PSD, PV, DEM, PSB e PSC.
Rosana Katia Nazzari (PCB)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
A professora universitária, escritora e pesquisadora Rosana Katia Nazzari (PCB) também se candidata pela primeira vez. Nazzari é Pós-Doutora em Educação, doutora em Ciências Políticas, mestre em Ciência Política e graduada em Economia. Ela garante que sua prioridade, caso seja eleita, será a valorização dos profissionais da educação e da saúde. A candidata afirma que vai incentivar os conselhos populares e comunitários. Outra proposta é fazer uma auditoria dentro da prefeitura para eliminar a corrupção. Quem acompanha esta candidatura à vice é Educar Social Evandro Castagna (PSTU). A coligação é formada por PCB, PSTU, PSOL.
Idalina Barreiros (PP)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
Preparar a cidade para o futuro é o principal objetivo de Idalina Barreiros (PP), que concorre a um cargo político pela primeira vez. Ela é esposa do ex-prefeito de Cascavel Salazar Barreiros e foi presidente do Programa de Voluntário Paranaense (Provopar) por oito anos. Segundo a candidata, o principal foco, caso seja eleita, será a área social. O vice é o empresário e advogado Michell Risso (PP), filho da ex-vereadora Léo Risso. Idalina e Michell concorrem sem nenhuma coligação.
Francisco Lemos (PT)
(Foto: Cassiane Seghatti/ G1 PR)
Professor e deputado estadual por duas vezes seguidas, o petista Francisco Lemos lança candidatura ao lado de Walter Parcianello, do PMDB, que será seu vice. Para professor Lemos, educação, saúde e segurança serão suas prioridades. Ele garante que vai implantar a educação em tempo integral, fazer uma gestão plena na área da saúde e, com isso, acabar com as filas de cirurgias. O candidato afirma também que vai criar uma Guarda Municipal e um Conselho Municipal da Juventude. Integram a coligação PT, PMDB, PCdoB, PPL e PRB.
2 comentários:
esse saite e bem tabajara nao sabem nem o nome do professor lemos ( jose rodrigues lemos) não tem nada de francisco lemos!!!!
Tabajara é você que se esconde no anonimato e não sabe ler. Veja a fonte da informação seu ignóbil, é o G1 PR, tá lá em cima da postagem.
Aprenda a fazer uma crítica, seu ridículo!
Postar um comentário