Por que calça se bota e bota se calça?
E cachimbo, a gente fuma?
Ah, a sapiência de Nikiti. Bela pergunta. Na verdade, podemos botar tanto a calça quanto a bota, Luis (fora os ovos – oppa gangnan!).
A palavra “bota”, nesse caso, é empregada para designar a 3ª pessoa do singular do verbo botar. Esse vocábulo é usado no português coloquial e significa pôr, colocar. É possível empregarmos “bota” tanto com os substantivos bota como calça.
O mesmo raciocínio, porém, não vale para o verbo calçar, explica o professor do departamento de linguística, filologia e teoria literária do Instituto de Letras da UFRGS Luiz Carlos Schwindt. Isso ocorre porque cada verbo possui um significado que restringe o leque de seus complementos. O verbo calçar é mais restritivo que o verbo botar, por isso não podemos “calçar uma calça”, por exemplo. A opção seria vestir a calça, eliminando o trocadilho.
Segundo o professor Schwindt, a pergunta emprega palavras homófonas (mesmo som) e homógrafas (mesma grafia), porém com significados e funções diferentes. “Uma palavra é bem mais do que uma sequência de sons e letras; trata-se de uma associação necessária entre forma e significado”, disse. Bonito, né?
Mais bonito que isso só um mega feriadão em novembro. Marechal Deodoro e Zumbi já estão comprando o carvão do churrasco.
Fonte
Luis Eduardo Santelli, Niterói, RJ
Via superinteressante
Nenhum comentário:
Postar um comentário