O que faz um Papa?
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
O Deputado Tiririca, em campanha eleitoral, dizia que não sabia o que fazia um Deputado e quando descobrisse, contava.
Recentemente Tiririca declarou a mídia que um Deputado trabalhava muito e produzia pouco.
Acompanhando a barulheira que a mídia está fazendo com a renúncia e a eleição de ou Papa, eu me perguntei: O que faz um Papa?
Pois bem, o Blog do Arretadinho correu atrás e encontrou algumas respostas que, embora questionáveis, publicamos a seguir. Além de algumas atribuições do Pontífice, achamos de outras hierarquias da igreja.
Vai que algum leitor do Blog teve a mesma dúvida, né?
PAPA
Bispo de Roma e sucessor de Pedro (Mt 16, 18-19). É o chefe de toda a Igreja. Está acima de todos os bispos (Apóstolos). Ele legisla para toda a Igreja através de Bulas, Encíclicas e Decretais. Jesus fez de Pedro o fundamento visível da Igreja, entregou as chaves. O bispo de Roma, sucessor de Pedro é a cabeça do colégio dos bispos, Vigário de Cristo na Terra, é o Pastor da Igreja Universal. Assim, ele possui três funções: é chefe de Estado (Vaticano), é bispo de Roma e Chefe da Igreja.
CARDEAIS
São bispos que fazem parte, desde 1059, com o papa francês Nicolau II (1059-1061), de um colegiado (Prelados do Sacro Colégio Pontifício), os quais têm a função, desde 1274, no Concílio de Lyon II, de elegerem o novo Papa. Eles se reúnem em um conclave (nome da eleição papal) e é necessário que se tenha 2/3 de aprovação para que esta eleição seja aceita e validada. Os Cardeais possuem cargos na cúria desde o final do século III e início do IV.
ABADE
Superior de um Mosteiro, que é visto como o pai da comunidade. Se o mosteiro for feminino, a responsável se chama Abadesa.
ARCEBISPOS
São bispos que possuem a missão de serem chefes espirituais e de jurisdição da Arquidiocese (abrange todas as dioceses da região). A Arquidiocese é a Diocese do Arcebispo.
BISPOS
É a maior autoridade na sua circuncisão eclesiástica, dita Diocese ou Bispado. Tem como investiduras o Anel (simbolizando seu casamento com a Igreja, sua Diocese) e o Báculo (simbolizando o pastor de sua Diocese). Os bispos são sucessores dos Apóstolos como pastores da Igreja, mensageiros do Evangelho de Cristo. Também são chamados de Sufragâneos.
PRESBÍTERO
Padre.
CONSCISTÓRIO
Reunião de Cardeais.
SÍNODO
Assembléia de Bispos de uma Província.
PROVÍNCIA ECLESIÁSTICA
Conjunto de Dioceses. Quem a governa, a preside é o bispo mais importante: o Metropolita, que, a partir de 1301, passa a se chamar Arcebispo. Arquidiocese à Diocese à Vicariatos à Regiões ou Foranias à Paróquias à Capelas.
MADRE SUPERIORA
Superior de um Convento.
PADRES FOÂNEOS
Título dado pelo bispo a um grupo de padres dentro de um Vicariato. As foranias são regiões dentro dos Vicariatos.
VIGÁRIO EPISCOPAL
É um presbítero colaborador do Bispo.
CÔNEGO
São Presbíteros que fazem parte de um “colegiado”, os quais tinham a função de eleger o novo bispo e assessorá-lo e caso acontecesse um impasse, quem escolhia era o Papa. Essa função perdura do século XII ao XVI. Atualmente eles são um conselho do Bispo na Catedral.
CABILDO
Conjunto de Cônegos em uma Catedral.
MONSENHOR
Título dado pelo Papa a pedido do Bispo a um padre ou a um Cônego.
CATÓLICO
Adjetivo grego que significa “Universal”. Esse termo é usado a partir do Concílio de Trento (1545 - 1563) para designar a Igreja Romana em oposição às Igrejas da Reforma. Antes, o termo utilizado era Cristandade.
LEIGOS
São todos os cristãos, exceto os membros da Sagrada Ordem ou estado religioso reconhecido pela Igreja Católica, isto é, os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos no povo de Deus e a seu modo feitos participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem, no seu âmbito a missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. O papa, os bispos, padres e leigos... São todos Igreja.
Com informações do Portal São Francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário