22 de set. de 2013

Conheça “Terminator”, o plástico que se regenera sozinho

Conheça “Terminator”, o plástico que se regenera sozinho
Assim como o andróide T-1000 do filme O Exterminador do Futuro 2, o plástico inventado pelos cientistas da IK4 Cidetec, na Espanha, volta sozinho à sua forma original quando cortado. Tudo bem que o processo de “regeneração” demora duas horas, mas ainda sim o feito é impressionante.

Quando esse polímero é cortado, seus dissulfetos se redistribuem de volta à forma original e o material consegue voltar a 97% de sua forma original naturalmente, em temperatura ambiente. E quando puxado com as mãos, não se rompe novamente.
Não é uma mera coincidência que esse plástico foi chamado de “Terminator”, o nome do filme “O Exterminador do Futuro” em inglês. Relativamente barato e de fácil reprodução, a empresa que o desenvolveu sugere diversos usos para o material, como na substituição de componentes de plástico, em materiais de construção, elaboração de biomateriais e até na indústria automobilística.
O próximo desafio da Cidetec é reproduzir essa tecnologia usando materiais mais duros, já que o “Terminator” é relativamente macio.
Veja no vídeo:


fonte http://super.abril.com.br/

Nenhum comentário: