Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia Foto Internete |
"Carreta da Mulher" já fez quase 20 mil atendimentos em 2014Ainda neste semestre, serviço ganhará um quinto veículo equipado com sala de exames para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia
BRASÍLIA – Nos dois primeiros meses do ano, a "Carreta da Mulher" realizou 19.692 atendimentos, segundo dados da própria Secretaria de Saúde. O serviço foi iniciado em março de 2012, e, desde então, foram realizados 131.868 exames em todo o Distrito Federal: 45.272 mamografias, 47.130 ecografias e 39.466 preventivos do câncer de colo do útero.
E, ao que tudo indica, de acordo com a expectativa do órgão, os números só tendem a crescer, já que, ainda neste semestre, as mulheres do DF poderão contar com mais uma carreta, o que totaliza cinco unidades móveis de saúde em operação na capital do país.
"A carreta vem proporcionando às mulheres a realização de um grande número de exames. Isso comprova a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos. Estou muito satisfeito com o resultado. A mulher faz exames perto de sua casa, com aparelhos de primeiro mundo que muitos hospitais particulares não têm", afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa à Agência Brasília.
Hoje, o serviço móvel de saúde, equipado com sala de exames para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia, está estacionado em Brazlândia, Riacho Fundo, Recanto das Emas e no Paranoá.
As mulheres entre 50 a 69 anos possuem um risco maior de desenvolver câncer. Por isso, essa população precisa ser priorizada no atendimento. Nessa faixa etária, é necessário realizar a mamografia a cada dois anos.
As carretas de números 1, 2 e 3 funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A número 4 está voltada para as ações do "GDF Junto de Você". Por isso, tem funcionamento diferenciado durante a realização do evento, aos sábados e domingos. Fora dessas atividades, obedece à mesma rotina das demais.
Para saber mais sobre a Carreta da Mulher, é só acessar http://carretadamulherdf.com.br
da Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário