Foto: Glaucya Braga/GDF |
Moradores do Riacho Fundo I ganham geladeiras e lâmpadas mais econômicasForam entregues 230 refrigeradores pelo "Cidadania com Energia"; aparelhos economizarão até 60% de energiaRIACHO FUNDO I – Como parte das atividades do "GDF Junto de Você" realizadas no Riacho Fundo I, o Governo do Distrito Federal realizou a troca de 230 refrigeradores e de 1,5 mil lâmpadas para moradores de baixa renda, dentro do projeto "Cidadania com Energia".
A moradora Maria de Assis Lima, 62 anos, recebeu a geladeira das mãos do governador Agnelo Queiroz: "Foi meu presente para 2014. Minha geladeira tinha mais de 20 anos de uso e era de segunda mão. Também recebi cinco lâmpadas mais econômicas, que vão ajudar a reduzir minha conta de energia", contou.
No "Cidadania com Energia", a CEB substitui lâmpadas incandescentes por modelos econômicos e troca refrigeradores velhos por novos de baixo consumo. Na primeira etapa, entre 2011 e 2012, foram substituídas 8,1 mil geladeiras e 370 mil lâmpadas. Já em 2013, foram trocados 11.778 refrigeradores e 71.613 lâmpadas em várias cidades do DF.
"Esse é um trabalho maravilhoso. Estamos entregando a geladeira nova e substituindo a velha, que já tem mais de 10 anos de uso e já não gela, só gasta energia e justamente na faixa da população que tem o consumo mais baixo, mas paga conta mais alta porque os aparelhos são muito antigos", explicou o chefe do executivo local.
Segundo Agnelo Queiroz, as geladeiras entregues economizam até 60% de energia e as lâmpadas, 80%. "E uma pessoa que está consumindo pouco se encaixa na Tarifa Social e vai economizar mais dinheiro para pôr mais comida na mesa", enfatizou.
A Tarifa Social, que já beneficiou 82 mil famílias de baixa renda no DF, faz parte do "Cidadania com Energia". Os consumidores cadastrados poderão ter suas contas reduzidas em até 65%. Quem tem cadastro nos programas sociais do GDF só precisa procurar os postos de atendimento da companhia energética e solicitar o benefício.
Com a segunda etapa de substituição dos refrigeradores, a CEB espera economizar 20.541 MW/h de energia durante um ano, o que equivale ao consumo da cidade do Gama durante um mês. As peças recolhidas serão encaminhadas para reciclagem reversa, na qual as peças são trituradas e reutilizadas na indústria.
da Agência Brasília
(C.C/J.S)
Nenhum comentário:
Postar um comentário