O presidente francês, François Hollande, chegou no domingo (10) à noite a Havana, onde inicia uma visita oficial a Cuba, a primeira de um chefe de Estado francês à ilha em 55 anos.
A visita de Hollande a Cuba faz parte de uma viagem do presidente francês pelo Caribe, que termina no dia 12 de maio no Haiti.
A visita ocorre cinco meses depois do anúncio do restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos.
À chegada ao Aeroporto Internacional José Martí, em Havana, Hollande foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Rogelio Sierra.
Está previsto que o presidente francês se reúna hoje (11) com o presidente cubano, Raúl Castro, após uma intensa agenda que inclui um encontro com o cardeal Jaime Ortega, o representante máximo da Igreja Católica na ilha, a quem será entregue uma insígnia de Comandante da Legião de Honra, a mais alta distinção francesa.
Para hoje estão também marcados encontros com estudantes e professores da Universidade de Havana, onde serão assinados vários acordos de intercâmbio acadêmico e cultural e será inaugurada uma sede da Aliança Francesa na capital cubana.
A viagem tem também um caráter econômico. Hollande vai encerrar um fórum em que participam membros de uma delegação empresarial, integrada por empresas francesas como a Pernod Ricard, Accor, Air France, Carrefour e Orange.
A França quer fomentar o comércio com Cuba, com quem manteve, no ano passado, um intercâmbio de 180 milhões de euros, valor inferior ao de 2013 e longe dos fluxos que Cuba manteve com outros parceiros europeus, como Espanha, Holanda ou Itália.
Da Agência Lusa
Nenhum comentário:
Postar um comentário