13 de jan. de 2017

Qual o signifacos dos diferentes tipos de estrela?

Qual a simbologia dos diferentes tipos de estrela?
Na história das civilizações, a estrela já teve vários significados, do divino ao mais mundano. O segredo da interpretação está no total de pontas da figura

1) Pentagrama invertido
Diferentemente do pentagrama, o pentagrama invertido tem uma interpretação mais sinistra, como um dos símbolos do ocultismo moderno. Com base no desenho do ocultista francês Stanislas de Guaita, o pentagrama com duas pernas para cima, inscrito em um círculo e com a cabeça de uma cabra dentro é o logotipo da Igreja de Satã. O ocultista Aleister Crowley também fez uso do pentagrama invertido, simbolizando a descida do espírito na matéria.



2) Pentagrama
A estrela de cinco pontas pode ser encontrada em fragmentos de cerâmica de mais de 4 mil anos. Contudo, o símbolo foi popularizado por Pitágoras, que afirmava que o 5 era o número do homem, pois tanto a alma quanto o corpo poderiam ser divididos em cinco partes. Um dos primeiros usos documentados dessa estrela foi feito justamente por seguidores de Pitágoras, como um símbolo secreto para se reconhecerem. Além dos pagãos, o pentagrama também foi (ou é) usado por praticantes do cristianismo, druidismo, alquimia, tarô e cabala. Na magia, é considerado um importante símbolo de poder.

3) Hexagrama
Muito conhecido como Estrela de Davi, o hexagrama é um desenho simples de dois triângulos equiláteros que formam uma estrela de seis pontas. O triângulo com a ponta voltada para cima representa o fogo, e o triângulo invertido a água. Na alquimia, esse hexagrama faz referência aos sete planetas, com a inclusão da Lua no topo e o Sol no centro do desenho. No judaísmo, a Estrela de Davi tornou-se mais popular a partir de 1897. Na cor amarela, ela foi usada para identificar os prisioneiros dos campos de concentração durante o nazismo. Mesmo tendo sido um símbolo da perseguição aos judeus, no pós-guerra converteu-se em sinal de honra e orgulho.



4) Hexagrama unicursal
O nome estranho faz referência à estrela de seis pontas que pode ser desenhada com uma linha contínua, em vez de dois triângulos sobrepostos do hexagrama da Estrela de Davi. Na magia, o fato de ter uma linha única adiciona ao símbolo o significado de perenidade, isto é, nenhuma força ou entidade pode romper aquela barreira de proteção. Embora seja mais conhecido numa versão com um trevo de cinco folhas no centro (usado pela seita Thelema), o hexagrama unicursal já apareceu mais em meios mais populares, como no mangá Yu-Gi-Oh! (no Lacre de Orichalcos) e na série Supernatural, no episódio “Enquanto o Tempo Passa”, da oitava temporada.

5) Heptagrama
Essa estrela de sete pontas pode ter diferentes significados, mas todos são relacionados à ideia de “coisa sagrada”, como nos sete dias da semana, nos sete planetas na tradição antiga, nos sete metais mágicos ou nos sete pilares da sabedoria. Para os egípcios antigos, o heptagrama relembrava as sete esferas do além-vida e os sete sábios que a alma encontraria em sua jornada. Na cabala, esse símbolo corresponde à sétima esfera da Árvore da Vida, chamada Netzach, ou Vitória. No cristianismo, o heptagrama é o símbolo da perfeição de Deus. O ocultista britânico Aleister Crowley também usou um heptagrama na sua Marca da Besta, e uma variação dessa estrelano selo da Ordem Astrum Argentum.



6) Octograma
Formado por dois quadrados iguais, sobrepostos a 45 graus no mesmo centro, esse octograma recebe o nome de Estrela de Lakshmi, no hinduísmo. Nessa crença, cada ponta da estrela representa os oito tipos de riquezas concedidos pela deusa Lakshmi. No islamismo, o octograma é chamado de Rub el Hizb e é utilizado em muitos emblemas e bandeiras islâmicos. O símbolo também é utilizado como marcador para o final de um capítulo, na escrita árabe.

por Diego Meneghetti em Mundo Estranho

Nenhum comentário: