2 de jan. de 2017

Rollemberg diz que revoga aumento se a Câmara subsidiar passagens

FELIPE MENEZES/METRÓPOLES
Governador chegou de viagem para enfrentar crise política e a revolta dos populares, que fizeram manifestação na área central de Brasília
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) desembarcou por volta das 18h desta segunda-feira (2/1) no Aeroporto Internacional JK e descartou revogar o aumento de até 25% nas tarifas dos transportes públicos do DF. Essa opção, segundo o governador, seria possível se a Câmara Legislativa, que criticou o reajuste, cedesse parte do seu orçamento para subsidiar as passagens.

“Se a Câmara Legislativa, por exemplo, quiser abrir parte de seu orçamento, apontar receitas para custear os recursos, estamos dispostos a atender”, disse o governador ao Metrópoles. A declaração, dada no momento em que começava um protesto de usuários do transporte na área central de Brasília, é em resposta à enxurrada de críticas que o chefe do Executivo sofreu durante a posse da Mesa Diretora da Câmara Legislativa no primeiro dia do ano.




O comando da Casa ameaça aprovar um decreto legislativo que pode revogar o aumento. Rollemberg voltou mais cedo das férias em função da crise política provocada pelo reajuste das tarifas, que começou a valer a partir desta segunda. O governador deveria voltar de Aracaju (SE) no dia 9 de janeiro, mas mudou os planos.

O Executivo também terá de lidar com a insatisfação popular. O fim da tarde desta segunda foi marcado por protestos. Um deles ocorreu mais cedo na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga Norte. O outro aconteceu na área central de Brasília.

Os manifestantes começaram a se aglomerar no terminal por volta das 17h30. Chegaram a fechar o Eixo Monumental neste horário. O estudante Breno Lobo, 19 anos, mora no Mangueiral, e estava entre eles. Ele trabalha na Asa Sul e estuda na Asa Norte. Por dia, precisa pegar pegar seis ônibus, agora ao custo de R$ 3,50 cada passagem. “O dinheiro vai todo para pagar a passagem”, diz.

do Portal Metrópoles

Nenhum comentário: