13 de ago. de 2019

População do Setor Norte do Gama pede socorro

Onda de assaltos a pedestres e furtos no comercio do Setor Norte no Gama assustam a população e comerciantes locais.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Todo mundo sabe que a violência em qualquer país do mundo não nasce da noite para o dia, entretanto, alguns fatores podem agravar essa situação e no Brasil não é diferente.

A ausência do Estado, principalmente em comunidades mais carentes, favorece o aumento da violência principalmente pela falta de investimentos em Educação porque,quando Ela está presente ou disponível para a população, menos essa população vai precisar dos serviços de Saúde e Segurança.

Quando o governo Temer resolveu congelar por 20 anos os investimentos em Saúde, Educação e Segurança, mantido pelo governo atual, seguramente deu uma importante contribuição para a precarização desses serviços o que, por sua vez, vai elevar os níveis de violência no país.

O Gama está no mesmo barco. Viaturas da Polícia Militar do DF sucateadas, a não reposição de policiais militares e civis, a falta de macas nas viaturas do SAMU, porque estão amparando pacientes nos hospitais lotados, são uma prova de que estamos à beira de um colapso nos serviços públicos.

A população do Setor Norte da cidade vem sofrendo com o aumento de assaltos a pedestres e furtos no comércio local, causando transtorno e prejuízos diversos a todos.

Ouve-se nas  filas das padarias e ônibus, inúmeros relatos de vítimas ou de amigos e parentes de vítimas que sofreram algum tipo de violência nos últimos seis meses. Enquanto a população está a mercê desse violência (boa parte dela provocada pelo próprio Estado ausente), esperamos que as autoridades cumpram o seu papel constitucional e assegurem à população o mínimo de seus direitos.

Nenhum comentário: