13 de jan. de 2020

Gatos noruegueses da floresta, os animais de estimação dos Vikings

Os Gatos Noruegueses da Floresta são uma raça de gato muito popular na região escandinava da Europa. Eles são facilmente distinguidos de outras raças de gatos por seus casacos de pelo comprido, cabeças triangulares e comportamento ríspido e real. Na Noruega, Dinamarca, Suécia e França, os Gatos Noruegueses da Floresta , também chamados de “wegies”, são uma grande parte das lendas, cultura e história nacional.

Embora a origem desta raça na Noruega continue sendo um mistério, a lenda diz que eles foram trazidos para o país pelos vikings no início da Idade Média. Os wegies podem estar relacionados aos gatos de pêlo curto usados ​​pelos vikings para manter os ratos longe de seus navios enquanto viajavam pelo arquipélago britânico. Ao longo dos tempos, enquanto vagavam pelas florestas da Noruega, os gatos evoluíram e desenvolveram pêlos longos para evitar o frio extremo. Eles agora estão acostumados com as temperaturas extremamente baixas na Noruega e em toda a região escandinava.

Outra lenda diz que eles estão relacionados aos gatos de pêlos compridos trazidos para a região nórdica séculos atrás por cruzados. Bem, ninguém sabe ao certo, mas os gatos peludos, fofos e fortes que conhecemos hoje poderiam ter sido companheiros dos inspiradores vikings da Idade Média.

Gato nacional da Noruega

O falecido rei Olaf V da Noruega designou os wegies como o Gato Nacional da Noruega.

Com uma vida útil de cerca de 14 a 16 anos, os gatos da Floresta Norueguesa são grandes companheiros, geralmente maiores do que muitas outras raças de gatos. As fêmeas adultas tendem a pesar cerca de 8-18 libras, enquanto os machos pesam 10-20 libras. Esses gatos são de ossos fortes, robustos e de pernas longas. Eles têm uma pelagem dupla para protegê-los do clima frio, com uma camada superior brilhante, peluda e repelente à água e uma camada isolante e lanosa por baixo.

Estes gatos são alpinistas excepcionais, pois possuem garras muito fortes. Eles são conhecidos por escalar as árvores mais altas, rochas verticais e praticamente qualquer estrutura ou superfície.

Os wegies se tornaram uma raça criticamente ameaçada durante a Segunda Guerra Mundial e foram quase declarados extintos, Embora tenham sido muito úteis para marinheiros e fazendeiros que precisavam manter os ratos afastados, não havia muita necessidade deles durante esse período de grande angústia. Felizmente, programas de criação de animais foram estabelecidos pelo clube norueguês de gatos da floresta em toda a região e em outros países (incluindo os EUA) para ajudar a repovoar as espécies. Em 1977, eles foram finalmente registrados na Fédération Internationale Féline como uma raça de gatos reconhecida mundialmente.

Eles são propensos a problemas de saúde
Apesar de sua energia difusa e força geral do corpo, vários casos de problemas de saúde foram relatados nesta raça. Eles são propensos a doenças cardíacas, renais e doenças do armazenamento de glicogênio tipo IV (GSD IV) , uma condição genética que causa o acúmulo prejudicial do complexo glicogênio do açúcar no corpo. Isso pode levar à falência de múltiplos órgãos ao longo do tempo. Embora essa condição seja rara, é fatal para os gatos que a desenvolvem.

Gatos que têm essa condição não são usados ​​em programas de melhoramento. Existem testes de DNA GSD IV disponíveis para felinos em toda a região.

Os Gatos Noruegueses da Floresta são inteligentes, amigáveis ​​e energéticos. No entanto, eles também buscam atenção talentosa, então prepare-se para ter pouco ou nenhum tempo para si mesmo, se você considerar um animal de estimação.

Por Pensar Contemporâneo

Nenhum comentário: