26 de dez. de 2020

“Não dou bola pra isso”, diz Bolsonaro sobre demora da vacinação contra a Covid

 

Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)


O presidente, que tem adotado um discurso antivacina, voltou a causar polêmica neste sábado; assista

Por Lucas Rocha na Revista Fórum

O presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar a vacinação contra a Covid-19 durante entrevista dada à rede CNN Brasil na tarde deste sábado (26). Além de culpar a Anvisa pela não-aplicação de doses, o mandatário disse que não se importa com as campanhas de imunização que estão sendo realizadas no mundo.

“Ninguém me pressiona pra nada, eu não dou bola pra isso. É razão, razoabilidade, responsabilidade com o povo, você não pode aplicar qualquer coisa no povo”, disse o presidente ao ser questionado por repórter da CNN se o início da vacinação em outros países estaria pressionando o governo a agir.

“Agora, tudo que eu vi até agora em vacina que poderão ser disponíveis tem uma cláusula que diz que eles não se responsabilizam por qualquer efeito colateral. Todas elas”, completou o mandatário.

Mais de 15 países já iniciaram a vacinação da população, entre eles Estados Unidos, México e Chile. A Argentina deve começar na próxima semana.

O Brasil atingiu a triste marca de 190 mil mortes provocadas pela Covid-19 na sexta-feira (25), dia de Natal.

A declaração deste sábado foi dada em meio a uma sequência de discursos antivacina disseminados pelo presidente. Na semana passada, Bolsonaro chegou a ponto de dizer que uma pessoa poderia “virar jacaré” caso tomasse o imunizante da Pfizer.

Na quarta-feira (23) disse que não iria usar equipamentos de proteção porque “teve a melhor vacina”, o próprio coronavírus. Uma forma de estimular a contaminação por parte de seus apoiadores.

Além disso, o presidente usou a live presidencial de quinta-feira (24) para ironizar a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica SinoVac, durante live presidencial. “A eficácia daquela vacina em São Paulo parece que está lá embaixo, né?”, debochou.

Na transmissão, ele ainda disse que não iria se responsabilizar por possíveis efeitos adversos de imunizantes e lançou a seguinte frase: “Quem está com pressa que se responsabilize”.

Assista:


Nenhum comentário: