21 de fev. de 2013

As rimas mais manjadas da música brasileira

Quais são as rimas mais manjadas da música brasileira?

por Texto Gustavo Martins
Sabia que o estudo mais abrangente sobre o tema foi feito pelo repórter que escreve esta matéria? No meu trabalho de conclusão do curso de jornalismo, analisei as 500 músicas mais executadas em rádios no Brasil de 2001 a 2005 – se alguém se aventurar a estudar todo o cancioneiro nacional, vai ter de esmiuçar cerca de 2 milhões de músicas, com 6 rimas em média cada uma. O top 10 da falta de imaginação você confere na tabela ao lado. Só de bater o olho já se percebe que a música romântica é quem manda nas paradas: das 3 073 rimas pesquisadas, 87% falavam de amor. A campeã de popularidade é a dupla “assim/mim”, por ser um par de palavras bastante comum, e também porque a canção de amor popular é quase sempre um diálogo entre o narrador e a pessoa amada – não por acaso, a palavra mais recorrente em todas as combinações de rimas é “você”.


Aquém da imaginação
As 6 rimas menos criativas entre mais de 3 mil analisadas
1- Assim / mim - 58 ocorrências
“Se eu não te amasse tanto assim / Talvez não visse flores dentro de mim”
Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Ivete Sangalo

2- Coração / Paixão - 38 ocorrências
“Me leva aonde eu quero ir / Se quiser, também pode vir / Escuta o meu coração / Que bate no compasso da zabumba de paixão”
Xote dos Milagres, Falamansa

3- Dizer / você - 27 ocorrências
“Eu tenho tanto pra lhe falar / Mas, com palavras, não sei dizer / Como é grande o meu amor por você”
Como é Grande o Meu Amor por Você, Roberto Carlos

4- Fim / mim - 24 ocorrências
“Vou deixar o coração bater / Na madrugada sem fim / Deixar o sol se pôr / Ajoelhada por mim
Vou Deixar, Skank

5- Esquecer / você - 22 ocorrências
Deitei no banco da praça / tentando te esquecer / Adormeci e sonhei com você
Dormi na Praça, Bruno e Marrone

6- Coração / Solidão - 18 ocorrências
“Tenho tanto pra dizer / dentro do meu coração / Eu não fiz por merecer tanta solidão”
Altas Horas, Grupo Revelação


Nenhum comentário: