17 de fev. de 2014

Venezuela: Povo marcha pela paz

Venezuela: Povo marcha pela paz; opositores pela violência
Antes de milhares de venezuelanos se reunirem na extensa Avenida Bolívar, em Caracas, para pedir por paz, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro disse que o tempo em que as pessoas saem às ruas para construir a paz em todas as áreas do país chegou."Eu não aceito a violência no campo de Chávez reiterou," devemos ser o exército de paz, e não o exército de violência e auto destruição".

O presidente disse que construir a paz, passou por uma batalha de ideias, não de armas. "Apelo a todos da Venezuela para lutar nas ruas, suas ideias, seus valores, em um debate na altura no que diz respeito aos direitos das pessoas, sem violência", disse ele, a uma multidão que neste sábado (15) marchou da Praça da Venezuela ao Avenida Bolívar, para apoiar o apelo à paz no país, após a violência das últimas manifestações que deixaram um saldo de três pessoas mortas e destruição na cidade de Caracas.
Simpatizantes e partidários do governo de Nicolás Maduro marcharam neste sábado (15) pela paz e a vida, em apoio a um plano de pacificação nacional anunciado na noite de sexta-feira (14) pelo presidente.
Neste contexto, Nicolás Maduro deixou claro que nem o Governo nem o povo bolivariano concorda com ações violentas, nem com armas. "Eu quero ser claro: Aquele que chegou a colocar uma camisa vermelha com o rosto de Chávez e puxou uma arma, não é chavista, ou revolucionário. Não aceitamos grupos violentos no campo de Chávez e sequer da Revolução Bolivariana (...), disse o presidente, com a aprovação dos cidadãos concentrados na manifestação pacífica. E completou: "estas correntes anárquicas não contribuem em nada para esta revolução de paz e amor."
Haverá algum limite para a violência e o vandalismo? Tem justificativa para o que está acontecendo?

O microblog na Venezuela informou ter recebido muitas reclamações de usuários e afirmou que não está claro se há bloqueio nos provedores de internet no país. A Companhia Anônima de Telefones da Venezuela (Cantv), estatal de telecomunicações, disse que não está envolvida em nenhum tipo de bloqueio de imagens.

Os usuários, entretanto, alegam não conseguir baixar certo tipo de fotos, por exemplo, de protestos. A polarização nas redes sociais entre a população a favor e contra o governo é nítida.

Novo protesto contra governo termina em conflito em Caracas

Um novo protesto contra o governo ocorreu na noite deste sábado (15), segundo o chamamento o intuito da manifestação era pela libertação de colegas presos nos últimos eventos que terminou em confronto entre estudantes opositores e forças policiais, que lançaram balas de borracha e bombas de gás. 

Fonte http://www.vermelho.org.br/
Com informações da AVN e Opera Mundi

Nenhum comentário: