5 de jun. de 2015

Você sabe por que os conservadores são chamados de Coxinha?

A palavra “coxinha” ganhou recentemente um novo sentido no país além da sua acepção tradicional que era a de designar o famoso salgadinho brasileiro feito de frango servido em qualquer lanchonete.

A palavra coxinha hoje é usada para descrever qualquer pessoa que apresente tendências políticas e morais conservadoras, ou uma pessoa demasiadamente preocupada com a aparência e status social, o que em outros tempos já foi muito conhecido como mauricinho.

O termo coxinha é uma gíria paulistana que se espalhou pelo Brasil. Nos anos 80, os policiais de São Paulo eram costumeiramente vistos em lanchonetes comendo coxinha, costume que era associado aos seus baixos salários. Com o tempo, coxinha, passou a ser uma palavra ligada aos policiais. Coxinha torna-se seu apelido e sinônimo.

Policiais, assim, passaram a ser chamados de “coxinhas”, e pouco tempo depois todas as pessoas demasiadamente preocupadas com a segurança, passassem a ser chamadas de coxinhas de forma jocosa pela população.

Dado que quem mais se preocupava com a segurança eram os ricos e a alta classe média, o termo coxinha passa a ser usado também como sinônimo de burguês. E vai tendo seu uso estendido, passando a descrever pessoas muito ligadas aos valores das classes mais altas, mesmo não pertencendo a elas. Uma pessoa muito arrumadinha, por exemplo, também podia ser vista como um coxinha.

Sentido político de coxinha
Foi a partir das manifestações de junho de 2013 que a expressão coxinha, sai de São Paulo e ganha uma conotação mais política ganhando popularidade em todo o Brasil.

A partir das grandes manifestações, a população do país se polariza politicamente de forma mais nítida entre direita e esquerda, e coxinha ganha um sentido pejorativo passando a ser usada para descrever a qualquer indivíduo conservador, ou seja, uma pessoa mais ligada aos princípios do capitalismo e com a ideia de livre mercado.

A palavra coxinha, portanto, passa a ser usada para descrever pessoas e comportamentos de direita.

Com isso, hoje, coxinha descreve qualquer pessoa considerada certinha, que apresenta uma postura politicamente correta, que se preocupa muito com a aparência, com a saúde e com a carreira.

Mas também alguém que vive totalmente de acordo com os valores da ordem vigente e especialmente quem defende esses valores em seus discursos ou através de seu engajamento político pode vir a ser chamado de coxinha. 

via significadosbr

Nenhum comentário: