10 de ago. de 2015

DFTrans responde sobre falta de ônibus no setor Sul

Após Assessoria de Comunicação informar que itinerários de ônibus estão normais, DFTrans confirma informação

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Moradores das quadras 13, 15 e 17 do setor Sul do Gama estão fazendo um abaixo-assinado pedindo que os ônibus da Viação Pioneira, que atende a cidade, voltem a circular no local. A Assessoria de Comunicação do Governo do Distrito Federal informou que os itinerários estão normais na região e o DFTrans ratificou a informação.

Entenda o caso
Desde que a linha Paradora do Expresso DF passou a circular pela cidade, deixou de atender aos moradores das três quadras do setor Sul, que só tinham a opção de embarcar nos ônibus que fazem a linha circular/integração, que os levavam até o terminal do BRT na entrada do Gama, onde o passageiro escolhe se embarca nos ônibus que fazem as linhas Expressa ou Paradora. Desde então os moradores da região reivindicam que os ônibus voltem a circular pelas três quadras do setor Sul.

Entrei em contato com a Viação Pioneira pelo número (61) 2106-9400 e fui atendido pela funcionária Sônia, que informou-me que a empresa não altera as rotas das linhas, as rotas só são alteradas por determinação do DFTrans.

Fato Novo
A internauta Malu Silva, moradora da região, informou que "as linhas A200, 217, 202, 215, 214 [que fazem o trajeto chamado de circular/integração e levam os passageiros até ao terminal do BRT] foram proibidas de descerem lá [nas quadras 13, 15 e 17 do setor Sul], segundo o fiscal que fica na rodoviária do Gama, pois 3 marginais atearam fogo em um ônibus no último dia 7 [leia aqui], daí ta todo mundo pagando o pato. Eles nunca gostaram de ir até essas quadras, daí tão usando isso como desculpa... Moro na 17". Disse a internauta através de mensagem por WatsApp. " Procuramos o fiscal e ele disse que ta proibido e ponto final. Não temos amparo de ninguém. Se acontecer de alguém ser assaltado, violentado etc ao ter que andar longa distância a noite, quero ver se a empresa ou o dito fiscal vai se responsabilizar". Concluiu Malu.

Resposta do GDF
Entrei em contato com o DFTrans pelo telefone (61) 3043-0401 e questionei o motivo da alteração da rota a atendente Patrícia, que me falou que não poderia responder e transferiu a ligação para a atendente Maria José, na Ouvidoria. A Maria, por sua vez, disse que esse assunto não era com ela e transferiu a ligação para o Peterson na Assessoria de Comunicação, que solicitou que eu enviasse um e-mail fazendo o questionamento por escrito.

Atendi a solicitação do Peterson com a seguinte mensagem eletrônica: "Prezados Srs
Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre a desativação da linha que contemplava as quadras 13, 15 e 17 do setor Sul do Gama. Para que eu possa divulgar os fatos com inteiro teor de verdade e com isenção, solicito que me informem os motivos que levaram o DFTrans a desativar a linha". 

A Assessoria de Comunicação respondeu que não consta que nenhuma linha  tenha sido desativada. passando o abacaxi para a Secretaria de Mobilidade. A resposta da Ascom foi ainda mais curiosa do que eu imaginava: "Joaquim, Todas as linhas que circulam pelo Gama estão ativas, e atualizadas no nosso site. Não houve nenhuma mudança de horários ou itinerários. A fiscalização no cumprimento das tabelas horárias é atribuição da Secretaria de Mobilidade, que nos lê em cópia. Ressaltamos a importância do usuário - ao detectar um descumprimento de horário - registrar uma reclamação na Ouvidoria do DF em www.ouvidoria.df.gov.br ou pelo telefone 162. Através da manifestação, a fiscalização pode atuar de forma mais efetiva".

As 18:24h desta segunda-feira (10) A Assessoria de Comunicação enviou-me outra mensagem eletrônica com o seguinte teor:

"Joaquim,
Segue a resposta:
O DFtrans informa que todas as linhas que circulam pelo Gama estão ativas e atualizadas no site do órgão. Não houve nenhuma mudança de horário ou itinerário.
A reclamação relatada foi encaminhada para a Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa) da Secretaria de Mobilidade para identificação, averiguação e providências devidas. Será realizada fiscalização e, caso se confirme o descumprimento de horários ou itinerários, a empresa será notificada e autuada.
Pedimos a gentileza que as reclamações e denúncias sejam encaminhadas à Ouvidoria Especializada de Mobilidade, que atende no telefone 162, ou pelo site www.ouvidoria.df.gov.br. Orientamos que sejam informados os dados que identifiquem os ônibus e o horário da ocorrência para melhor apuração do caso. Se o usuário já tiver se dirigido à ouvidoria antes, é importante que ele informe o protocolo das manifestações anteriores".

Segundo informações de moradores das quadras 13 e 15, vários pedidos já foram feitos ao DFTrans para que os ônibus voltem a circular por lá, sem que tenham recebido qualquer tipo de resposta.


Nenhum comentário: