30 de dez. de 2015

Começa atuar a Força Estadual de Saúde no MA

Governo convoca aprovados para início do curso de formação da Força Estadual de Saúde
O Governo do Maranhão convoca os 168 candidatos aprovados na prova objetiva do seletivo público da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), para iniciarem o Curso de Formação da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). Os candidatos podem conferir o resultado e o desempenho na prova objetiva no site da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA, empresa que realiza o processo seletivo.


O objetivo do contrato celebrado entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Emserh é executar o programa Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), instituído pelo governador Flávio Dino por meio do Decreto n° 30.616, de 02 de janeiro de 2015. Foram oferecidas 120 vagas e cadastro de reserva de 48 vagas, para profissionais da saúde atuarem no fortalecimento e efetivação da atenção primária em saúde, nos municípios definidos pelo Comitê Gestor do Plano ‘Mais IDH’.

A Fesma é uma força-tarefa de atuação nesses cenários priorizando o enfrentamento de agravos mais prevalentes, com foco no resultado de curto e médio prazo, que se utilizará de técnicas e ações estratégicas e gestão diferenciada. Para o secretário de Estado da Saúde, Marcos Pacheco, a Fesma está sendo instituída para quebrar o ciclo degradante das condições de saúde e qualidade de vida da população maranhense.

“Com uma atuação preventiva, conseguiremos diminuir consideravelmente os casos de mortalidade infantil e materna, além de doenças derivadas da hipertensão, diabetes e hanseníase. As equipes da Força Estadual de Saúde nesses municípios prioritários vão começar a mudar a realidade dos indicadores de saúde do Maranhão”, esclarece.

Curso de Formação
Os candidatos convocados para o Curso de Formação deverão entregar a documentação que consta no item 1.5 do edital n° 017/2015, para efetuarem a matrícula no curso. A Aula Inaugural será na próxima segunda-feira (4), às 8h30, no auditório do Palácio Henrique de La Roque.

O curso é voltado para a preparação do exercício das atividades na Fesma, mediante o conhecimento de normas e preceitos estratégicos, organizativos e funcionais, com treinamento específico e qualificado, para atuar com foco no enfrentamento de condições de saúde consideradas prioritárias, e na redução efetiva de indicadores de morbi-mortalidade com base na Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na construção de sistemas municipais de saúde estruturantes do SUS.

Estão sendo convocados para o Curso de Formação 168 candidatos, sendo 153 de ampla concorrência e 15 vagas reservadas para deficientes distribuídas em: assistente social (4 vagas), educador físico (4), enfermeiro (76), farmacêutico (5), fisioterapeuta (4), fonoaudiólogo (3), médico (38), nutricionista (5), odontólogo (5), psicólogo (5) e terapeuta ocupacional (4).

O curso será realizado em São Luís no período de 05 de janeiro a 20 de fevereiro, com 20 horas semanais e será constituído de módulos teóricos e práticos. As aulas serão ministradas no Colégio São Marcos, situado na Avenida dos Holandeses, n° 8A, no bairro Calhau, no horário das 14h às 22h.

No decorrer do curso, serão realizadas provas que vão compor as notas dos candidatos. Serão eliminados aqueles que tiverem frequência inferior a 75%. O resultado do curso será divulgado no dia 24 de fevereiro.

O resultado final do processo seletivo para a Fesma será baseado na média aritmética ponderada dos pontos obtidos na Prova Objetiva e no Curso de Formação. A divulgação do resultado final será no dia 8 de março.

Municípios de lotação
Os candidatos aprovados serão lotados nos municípios que contemplam o Plano ‘Mais IDH’: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá do Maranhão, Araioses, Arame, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São João do Caru, São João do Soter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Satubinha e Serrano do Maranhão.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário: