4 de ago. de 2016

Lula: "a vida da gente é motivada pelo que toca na alma"

Foto Joaquim Dantas/Arquivo
Foto Joaquim Dantas/Arquivo
O ex-presidente Lula discursou nesta quarta-feira (3) no assentamento da reforma agrária na BA

Confira:

"Vejam a coincidência. O PT nasceu em 1980, a CUT em 1983, o MST em 1984. Eu fico me perguntando por que eu, um ex-presidente já aposentado, não estou sossegado em casa cuidando dos meus oito netos? E agora eu vou ser bisavô, porque a minha neta está grávida. 

Porque a vida da gente é motivada pelo que toca na alma da gente e vocês do MST, a quem eu devo agradecimento e solidariedade profundas, e que nos momentos mais difíceis da minha vida vocês sempre estavam lá.

Quando eu estava na presidência eu dizia, eu sei de onde eu vim e sei para onde vou voltar. E eu estou aqui com vocês.

Eu lembro das reivindicações de vocês, eu lembro as críticas que a imprensa me fez quando eu disse que o Movimento Sem Terra era um movimento sério e que merecia nosso respeito.

Vocês provaram com o resultado do que vocês fizeram que vocês estavam certos, quando vocês lutavam pelo que queriam.

Eu estava conversando com a Sandra (dona da casa onde ele almoçou) e ela me disse "Lula eu tô rica". Mas eu olhei na casa dela e não vi nada de rico. E eu pensei porque a Sandra falou isso. E eu conversei para perguntar porque fala que você está rica e eu não tô vendo riqueza? Ela largou tudo que ela fazia para virar acampada.

Ela disse, eu tô rica porque tenho 10 hectares, tenho 1000 galinhas e eu não vendo. Eu dou. Eu não quero ganhar dinheiro com as minhas galinhas.

E eu fiquei pensando...A riqueza não é a mesma para todas as pessoas, tem gente que tem milhões e acha que é rico. Mas ele não é porque ele não sabe o valor da vida.

Eu tô aqui porque eu quero morrer sendo testemunha de que valeu a pena a vida de vocês.

Nós aprendemos a mostrar que esse país pode ser governado com dignidade. As pessoas humildes não querem muito. 

Querem trabalhar, estudar, ter acesso a cultura. Ninguém quer nada de ninguém.
Queremos o direito à vida. Nós queremos que a filha de um sem-terra possa frequentar a universidade e ser o que ela quiser.

Acho Sandra que você não é rica por causa da terra. É rica por causa da sua dignidade, sua solidariedade, sua causa.

Esse país tem tudo que um país precisa. O que esse país não tinha era vergonha na cara de quem governava. E precisou chegar um cara que não é letrado, mas que conhece a alma de todos vocês.

E valeu a pena acreditar em vocês e vai valer a pena eu dizer ao resto desse país quando eu encontrar um pessimista, vou dizer vai conhecer o assentamento Lulão para você ver lá homens e mulheres que conseguiram sobreviver.

Deus permita nenhuma criança de vocês passar as privações que vocês passaram. Porque elas nasceram para ter uma vida digna.

Estamos vivendo um golpe neste país, centenas de parlamentares decidiram que a Dilma tinha que sair e deram um golpe. Não é a Dilma que está sendo cassada, é o voto de todos os baianos, de todos os brasileiros.

Estão querendo criminalizar o PT, o Lula, a Dilma o MST. A elite brasileira não tem mais que se preocupar comigo. Eu já tô com 70 anos. Eles tem que se preocupar com os filhos e netos de vocês. Essa molecada que desde muito cedo aprendeu que através de vocês podem ter dignidade. Essa molecada não vai aceitar ser subserviente como nossos pais foram nesse país.

E se for necessário eu volto e se eu voltar é para ganhar as eleições.

Nós renascemos nos nossos filhos e nos nossos netos. O povo quer liberdade, dignidade e respeito. E vocês dos sem-terra são um exemplo pra gente.

Santa Cruz Cabrália, Bahia, 3 de agosto de 2016"

Nenhum comentário: