Milhares de pessoas participaram neste sábado, 10, no centro de Moscou, de uma manifestação de protesto contra a eleição de Vladimir Putin para a Presidência da Rússia, no pleito realizado no domingo, 4. Os organizadores do evento, realizado com permissão das autoridades moscovitas (para três horas de duração), calcularam em 25 mil o número de participantes, que ocuparam principalmente a Rua Novy Arbat, sob o lema Por Eleições Justas, bandeira já desfraldada desde as eleições parlamentares de 4 de dezembro. Um efetivo policial de aproximadamente 2.500 homens garantiu a ordem, com auxílio de um helicóptero.
O resultado oficial da eleição presidencial, divulgado na quarta-feira, 7, pelo Comitê Eleitoral Central, apontou a vitória do Primeiro-Ministro Vladimir Putin com 63,6% dos votos, mas as oposições, segundo a agência de notícias RIA Novosti, afirmam ter sido menor o percentual. O próprio candidato vencedor reconheceu ter havido problemas em algumas das seções eleitorais, mas, ainda segundo a Novosti, nada que pudesse alterar os números em mais de um ponto percentual.
Também de acordo com a agência, os participantes das manifestações deste sábado em Moscou eram principalmente ativistas liberais de oposição, comunistas e aposentados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário