4 de jul. de 2012

AMAURI TEIXEIRA NO SEMINÁRIO DA OPERAÇÃO CONDOR


CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sem supervisão
Sessão: 187.2.54.OHora: 11:32Fase: BC
Orador: AMAURI TEIXEIRAData: 04/07/2012




SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) - Concedo a palavra, por 1 minuto, ao ilustre Deputado Amauri Teixeira.
O SR. AMAURI TEIXEIRA (PT-BA. ) - Sr. Presidente, nós estamos realizando agora, no Nereu Ramos, um seminário da Comissão de Direitos Humanos sobre a Operação Condor, operação articulada pelos Estados Unidos para aniquilar a esquerda latino-americana, que levou a uma perseguição severa e ao desaparecimento de diversos membros da esquerda latino-americana. Estão participando desse seminário 5 países além do Brasil.
Então, convido a todos, hoje e amanhã, assim que puderem ou pelo tempo que puderem — sabemos da loucura que é esta Casa —, para participar desse seminário, porque nós precisamos resgatar a nossa história, resgatar a nossa memória, principalmente para banir qualquer ameaça autoritária, inclusive essa que paira hoje sobre a América Latina.

caso paraguai é um caso que nós devemos refletir. A América Latina estabilizou a sua democracia. Nós temos uma democracia estabilizada, o Brasil está com a sua democracia amadurecida. No entanto, há um precedente no continente que nós devemos estar atentos. Refiro-me ao precedente que houve no Paraguai.
Então, neste momento, é importante que todos nós fortaleçamos as instituições democráticas, defendamos a democracia e possamos repudiar, enquanto instituição, toda e qualquer ameaça ou agressão às instituições democráticas em qualquer país da América Latina. Todas as conquistas aqui que nós conseguimos nos últimos tempos no Brasil são decorrentes da democracia.
Muito obrigado.




Nenhum comentário: