Direita transforma "ninguém" em celebridade
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Foto Jemima Tavares |
A blogueira Yoani Sanchez visitou o Congresso Nacional no começo da tarde de hoje e causou um tumulto enorme. Acompanhada dos DemoTucanos sediados na Câmara Federal, a cubana, que não é ninguém, foi transformada em celebridade pelos parlamentares da oposição.
Inicialmente ela foi levada ao Plenário Ulisses Guimarães, onde acontecia uma seção extraordinária para votações de temas importantes para o Brasil, a seção foi interrompida e a cubana seguiu até a mesa diretora como uma Chefe de Estado, acompanhada pelo Deputado pecuarista Ronaldo Caiado - DEM/GO.
Esta atitude levou vários Deputados a protestarem pela atitude desrespeitosa com o Congresso Nacional.
Deputado Amauri Teixeira - PT/BA Foto Divulgação |
No Momento quem estava com a palavra era o Deputado Amauri Teixeira - PT/BA, que protestou contra a atitude da oposição.
Confira a fala de Amauri:
"O SR. AMAURI TEIXEIRA (PT-BA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o problema é que se traveste de questão de ordem para denegrir um partido, para criar uma situação absurda, risível. A Oposição perdeu o tino. Nós vamos interromper uma sessão do Congresso, que já não trabalha. Nós estamos há uma, há duas semanas sem apreciar o projeto de lei do Orçamento, porque a Oposição vem bloqueando sistematicamente a sessão para ouvir uma blogueira, como se isso fosse prioridade do Brasil!
Nós vamos votar medida provisória aqui que beneficia os produtores de laranja do Brasil, nós vamos votar medida provisória que beneficia a indústria brasileira, que desonera o setor de máquinas, e a Oposição quer que nós interrompamos a sessão para ouvir a blogueira cubana. Tenha paciência, Sr. Presidente! Isso me irrita.
Agora, eles viveram sob a ditadura. Querem falar sozinhos e querem que fiquemos aqui calados. Ditador é aquele que quer monopolizar uma sessão importante da Câmara para trazer um assunto sem nenhuma relevância. Eles são ditadores, viveram na ditadura.
O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) - Para concluir, deputado Amauri Teixeira.
O SR. AMAURI TEIXEIRA - Agora vou entrar na minha matéria.
Eu quero fazer a convocação...
O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) -O Deputado Marçal Filho já está aqui irritado.
O SR. AMAURI TEIXEIRA - ... de todos os membros da Comissão que vai apreciar a PEC da Defensoria Pública, para hoje, às 14h30min, nós apreciarmos o plano de trabalho. Vai ser no Plenário 12. Nós estamos trabalhando. Eu sou Presidente dessa Comissão, estou aqui para trabalhar e não para ficar fazendo gracejo com o povo brasileiro."
O que se seguiu foi uma chuva de protestos de vários Deputados.
Confira:
O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) - Eu queria aqui salientar ...
O SR. AMAURI TEIXEIRA - Sr. Presidente, eu quero deixar aqui o meu protesto ...
O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) - Espera aí, Deputado.
O SR. AMAURI TEIXEIRA . Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Nós estamos em sessão de votação de uma medida provisória, vamos interromper a sessão para um assunto que não diz respeito a esta Casa. Eu quero deixar o meu protesto. Isso não é possível.
O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO - Sr. Presidente, não se pode aqui na Casa, isso é impossível. Uma blogueira vir aqui acabar com a sessão do Congresso (palmas). Pela ordem, Sr. Presidente! Não está certo isso! Uma blogueira vir aqui para acabar com os trabalhos desta Casa.
O SR. LUIZ ALBERTO - É a Oposição que está tão perdida, Sr. Presidente, que tenho de buscar uma dissidente no outro País para poder suporte a um projeto inexistente neste País.
A SRA. ALICE PORTUGAL - Cria-se um problema diplomático neste momento no plenário da Câmara dos Deputados, um problema diplomático e do desdém, inclusive, fotografa-se a Câmara dos Deputados.
O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO - Todo mundo em manga de camisa.
A SRA. ALICE PORTUGAL - Um problema diplomático que abrirá um precedente, porque traremos também aqui ...
O SR. PRESIDENTE (Simão Sessim) - Vou retomar a sessão.
A SRA. ALICE PORTUGAL - ... representantes de (ininteligível) outros Governos.
O SR. CLAUDIO CAJADO (DEM - BA)- A Câmara recebe a blogueira Yoani com muita satisfação.
O SR. FRANCISCO ESCÓRCIO - De camisa, de camiseta, de tudo aqui, entrando.
O SR. CLAUDIO CAJADO (DEM-BA)- E os contrários podem se manifestar.
(Tumulto no plenário.)
O SR. LUIZ ALBERTO - Sendo ciceroneada por um defensor de ditadura militar aqui no Brasil.
O SR. CLAUDIO CAJADO (DEM-BA)- Esta é uma Casa da liberdade de expressão, todos têm direito de entrar e estar com ela.
O SR. LUIZ ALBERTO - ... que depende golpismo, o fechamento Congresso, defende torturadores, está sendo ciceroneada por esse Parlamentar que dizem defender a liberdade. Na verdade, defende a ditadura militar no Brasil"
Em seguida a comitiva se dirigiu a uma das comissões para que pudesse ser exibido o vídeo "Conexão Cuba Honduras", que trata da suposta dificuldade do povo em protestar contra os respectivos governos.
Vários jovens da UJS - União da Juventude Socialista, marcaram presença com faixas e cartazes de protesto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário