16 de set. de 2020

GOLPE PRA QUÊ?

 


Um dos principais gestos analíticos para a devida compreensão do atual momento da crise democrática brasileira é a distinção entre a figura pessoal do Presidente Jair Bolsonaro e o bolsonarisimo, entendido como projeto político disruptivo. 

Sim, por mais estranho que possa parecer, fica cada vez mais claro que uma coisa não está, necessariamente, vinculada à outra.

Explico.

Há Jair Bolsonaro na política brasileira desde a década de 1990. Já bolsonarismo começou a nascer em 2014, quando o até então parlamentar de baixo-clero, inexpressivo, animador de auditório, aumentou seu capital eleitoral em quase 400%, tornando-se o Deputado federal mais votado pelo Estado do Rio de Janeiro.

O bolsonarismo é o resultado de um conjuntura específica de crise, alimentado por uma sociedade se vê colapsada e impulsionado por outro projeto político disruptivo: o lavajatismo.

Durante algum tempo, bolsonarismo e lavajatismo estiveram na mesma trincheira, mas nunca foram a mesma coisa. Juntos, mas não misturados!

Bolsonaro soube se aproveitar do clima. Havia concorrentes. Marina Silva era a principal. Jair acabou vencendo a corrida. Venceu, também, porque foi mais esperto.

Parece que agora, no exato momento em que escrevo este texto, o Presidente Jair Bolsonaro começa a fazer o movimento de descolamento do Bolsonarismo, abandonando a agenda da ruptura disruptiva e adotando a estratégia do aparelhamento institucional. 

Novamente, vem agindo com astúcia política, e se mostrando ainda mais perigoso para o contrato social inaugurado na redemocratização e insrituído pela carta de 1988.

Olhando daqui, com certo distanciamento, creio que seja possível localizar na crônica os dois momentos que marcaram a inflexão do Bolsonaro disruptivo, que acreditava estar liderando uma revolução saneadora, para o Bolsonaro sistêmico, manipulador das instituições.

Foram dois momentos que mostraram ao Presidente que se continuasse marchando com os insanos, provavelmente não terminaria o mandato.

O primeiro foi o dia 22 de maio, quando o Presidente Bolsonaro, diante da possibilidade de ter seu aparelho de celular apreendido para perícia por ordem do Ministro Celso de Melo, decidiu que, sim, interviria no Supremo Tribunal Federal. Em seus devaneios golpistas, Bolsonaro acreditou mesmo que bastava enviar um destacamento militar ao STF para fechar a corte superior da justiça brasileira. O mais assustador é que ele não estava sozinho no projeto. Entre os generais palacianos houve quem apoiasse a ideia. 

Ao perceber que generais da ativa, com comando efetivo de tropas, não o acompanhariam na quartelada, o Presidente recuou. Os bastidores da conspiração foram revelados na edição de agosto da Revista Piauí, em matéria assinada por Monica Gugliano.

O segundo momento foi o dia 18 de junho, quando Fabrício Queiroz, depois de mais de um ano desaparecido, foi preso. 

Queiroz é o fio solto do esqueminha de corrupção de baixo clero que enriqueceu o clã Bolsonaro. O Presidente sabia perfeitamente que estava ali o seu ponto fraco e, acuado, se convenceu de que não tinha vara longa o suficiente para bancar o conflito com as outros poderes da República.

A partir de então, vimos outro Bolsonaro, mais habilidoso no jogo político institucional. Aproximação com o centrão, piscadelas para medidas de transferência de renda, afastamento do núcleo ideológico mais radicalizado e liderado por Olavo de Carvalho, constantes pitos públicos em Paulo Guedes. Tudo isso indica que Bolsonaro está tentando se afastar do Bolsonarismo.

Os pilares do bolsonarismo são o neoliberalismo orotodoxo de Guedes e a guerra ideológica olavista. Ao que parece, Bolsonaro está dando de ombros para ambos. A ver se sustenta.

Precisamos mencionar ainda o dedo certeiro na escolha do comando do Ministério Público. A dupla Augusto Aras e Lindoura Araujo não está apenas esvaziando a Operação Lava Jato. Está ocupando o território.

Quando começou o governo, Sérgio Moro parecia muito maior e mais perigoso para as garantias democráticas que o próprio Bolsonaro. 

Moro era o herói laureado pela grande imprensa, o lorde gentil e educado, premiado, capa de revista, maxilar quadrado, terno preto alinhado, com caimento perfeito nos ombros. Já Bolsonaro era o aloprado desajeitado, feioso, o"burro chucro" que prometia tropeçar nas próprias pernas na primeira esquina.

Nas crises, o tempo corre especialmente rápido.

Hoje, Moro, sem nenhum poder efetivo de decisão, tenta se manter no jogo, contando com a lealdade de seus aliados na grande mídia e no poder judiciário. Não é algo irrelevante, mas parece pouco para o homem que, em algum momento, foi o mais poderoso player em atuação no tabuleiro da política nacional.

Já Bolsonaro demonstra ter aprendido a operar, e manipular, as instituições da República.

Um dos mais importantes e inesperados acontecimentos nesta "temporada 2020" da crise democrática brasileira é o apequenamento de Moro e o amadurecimento político de Bolsonaro. Como os dados estão rolando, nada garante que até 2022 a situação continuará assim. A fotografia do momento é essa.

Os dias 28 de agosto e 01 de setembro são outros dois momentos cruciais na recente crônica da crise.

Em 28 de agosto, Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro, foi afastado do mandato por decisão monocrática de Benedito Gonçalves, Ministro do Superior Tribunal de Justiça, em episódio inédito na história da moderna democracia brasileira. Witzel foi afasto à revelia da Assembleia Legislativa, sem que seus advogados tenham sequer recebido denúncia formal do Ministério Público. O processo foi manipulado pelo Palácio do Planalto, diretamente pelo gabinete do Presidente da República.

Parte da esquerda comemorou a derrocada de Witzel, como se fosse a redenção da memória de Marielle Franco. A derrocada de Witzel é vitória de Bolsonaro, mais uma. Nada além disso.

Ao abater Witzel, Bolsonaro matou dois coelhos com única paulada: eliminou um desafeto político e controlou o processo de escolha do próximo Procurador Geral do Estado do Rio de Janeiro, a quem caberá decidir o futuro de Flávio, o 01.

Em 01 de setembro, dando desculpa esfarrapada, Deltan Dallagnol se desligou da operação Lava Jato. Dallagnol enfrenta dificuldades no STF e no Conselho Nacional do Ministério Público, onde Gilmar Mendes e Augusto Aras afiam a lâmina da guilhotina. Dallagnol não seria o primeiro a perder o pescoço na mesma guilhotina que ajudou a montar. 

Caiu, assim, o último grande símbolo da Lava Jato, deixando o terreno livre para que Bolsonaro se aproprie da força tarefa, direcionando a artilharia lavajatista aos seus adversários, à esquerda e à direita.

Vamos combinar, né? É muito melhor do que, simplesmente, extinguir a operação, que ainda conta com sólido capital político. Mais vale usar a marca e manter a narrativa do combate à corrupção, fazendo do Ministério Público uma política política "soft", sem armas de fogo. 


O monopólio do processo penal é mais mortal que fuzil. Além do mais, essa coisa de canhão na rua e milico fechando tribunal é tão demodê.

Claro que tudo pode mudar, que Dallagnol e Moro podem se recuperar, que os quadros lavajatistas ainda leais à República de Curitiba podem mudar o jogo, novamente. Mas a fotografia do momento, repito, é essa.

Fato fato mesmo é que nos últimos dias, Jair Bolsonaro está dormindo mais tranquilo, assistindo a recuperação de sua popularidade e se sentindo cada vez mais confortável nos corredores do poder. A cadeira já não queima tanto.

Talvez esteja perguntando a si mesmo: onde eu estava com a cabeça? Golpe pra quê?

Rodrigo Pérez Oliveira

Nenhum comentário: