Audiência Pública pela revitalização do Cine Itapuã
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Colaborou: Walter Sarça
Na manhã deste Sábado, no Centro de Ensino Especial do Gama, foi realizada uma Audiência Pública pela revitalização do Cine Itapuã. O evento contou com as presenças entre outros, do Secretário de Cultura do DF Hamilton Pereira da Silva, do Administrador da cidade do Gama Márcio Palhares e da Deputada Federal pelo PT/DF Érika Kokay.
O Auditório da Escola ficou lotado por políticos, cabos eleitorais e empresários do Gama, sentindo-se claramente a ausência da população, que foi representada por um número mínimo de pessoas, como foi o caso de um grupo de jovens militantes da Seção Brasileira da Internacional Revolucionária da Juventude, "Juventude Revolução". Em sua fala a representante da agremiação disse "que era um absurdo fazer uma Audiência Pública para revitalizar o Cine Itapuã, após anos de abandono" e que não acreditava ser coincidência esse tema vir a tona agora, um ano antes das eleições.
Manoel Messias, o Manoel Preto. Gerente de Cultura do Gama Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
O sectarismo de alguns grupos que se autodenominam de esquerda é algo impressionante. 90% das pessoas que fizeram uso da palavra deram sugestões para a revitalização do Cine histórico do Gama, ao contrário do que fizeram todos os membro desse movimento estudantil, que utilizaram todo espaço concedido democraticamente, pra fazer críticas pesadas ao GDF, que herdou o abandono em que se encontra o Itapuã. A reclamação principal da "Juventude Revolução" foi quanto a pouca divulgação da Audiência principalmente aos estudantes da Rede Pública de Ensino. O engraçado é que esse grupo ficou sabendo da Audiência mas não mobilizou a classe estudantil, inclusive um dos participantes é presidente de um Grêmio Estudantil de uma escola pública da cidade.
O Cineasta Walter Sarça Fez uma intervenção competente e lúcida. Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Acredito que grupos como esse fazem uma política diferente porque quando eles dizem que a Audiência tinha objetivos de reeleger o atual Governador Agnelo Queiroz, eu me pergunto: Quem faz política o faz para eleger a oposição? No final do evento a Administração convidou os estudantes para participarem das reuniões ordinárias que planejam as ações de revitalização.
Outra que se manifestou foi a Secretária de Juventude do PSDB, uma jovem que se identificou como Tabata. Quase aos gritos disse que estava ali como cidadã do Gama (mas fez questão de frisar que pertencia a sigla tucana) e que louvava a atitude do GDF em ralação ao Cine Itapuã, mas que o Governo deveria tratar da questão da saúde pública porque "de nada adiantará um cinema revitalizado se um pai está está no hospital com seu filho doente e sem atendimento", como se uma coisa dependesse da outra (putz!), acho que a social democracia não ensina aos seus jovens militantes que, em uma Audiência Pública sobre cultura, são tratados temas da Cultura local e que temas de saúde são tratados em Audiências Públicas sobre saúde. Também disse que não houve divulgação para a população, "porque eu estudo na melhor universidade particular da região e ninguém ficou sabendo, porque os estudantes trabalham no Plano Piloto e não ouviram o carro de som que circulou pela cidade fazendo a divulgação", disse a tucana loira.
Faltou maior presença da comunidade. Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
É obvio que a divulgação poderia ter sido melhor, sempre se pode fazer melhor, mas a Administração também tem limitações e não tem uma autonomia irrestrita, depende e muito, do Governo.
Já o cineasta Walter Sarça fez uma explanação competente e lúcida do conjunto de suas sugestões, inclusive sobre a necessidade de preservar a arquitetura do prédio, que não sejam feitas alterações arquitetônicas, com o objetivo de preservar o projeto original e que seja tombado como patrimônio cultural do Brasil. As sugestões de Sarça são uma criação do movimento cultural, com o visão arquitetônica do Ariomar Nogueira da Luz e receberam muitos elogios pelo Secretário de Cultura Hamilton Pereira da Silva, que achou todas elas pertinentes.
Um fato que deu um tom destoante ao evento, foi a presença de vários cabos eleitorais do Deputado Distrital Patrício (PT/DF), as várias faixas afixadas na cidade com o nome do Deputado e a ausência do mesmo durante a Audiência Pública..... Para quem não sabe, Patrício é morador da cidade.
No final a Deputada Érika Kokay fez uma bela homenagem ao músico Carlinhos Piauí, "que foi e é um ícone da cidade" e que a população do Gama pode contar com seu apoio na Câmara Federal.
Por iniciativa do Ator José Garcia Caianno e do Cineasta Walter Sarça, será realizado no mês de Abril, um evento multi cultural intitulado "Itapuã pela Arte", que deverá ter a duração de um dia inteiro com manifestações diversas de expressões artísticas e culturais. O Blog do Arretadinho foi convidado para fazer parte da Comissão Organizadora do evento, que já conta com o apoio da Administração da Cidade, do GDF e da CEB.
Veja abaixo os vídeos com a chamada para o evento Itapuã pela arte e mais fotos:
Secretário de Educação Hamilton Pereira da Silva (centro) e o Cineasta Walter Sarça (direita de quem vê a foto) Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Empresários e cabos eleitorais eram maioria no auditório. Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Da esquerda para a direita: Administrador Palhares, Deputada Federal Érika Kokay e Secretário de Cultura do DF Hamilton Pereira da Silva. Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Faixas do Patrício espalhadas pela cidade, só faltou o Deputado e morador do Gama. Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Militantes do "Juventude Revolução" sectarismo e "oposição por oposição" Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Foto Joaquim Dantas / Clique para ampliar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário