A Ditadura da TIM
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
Já passou dos limites os abusos cometidos pelas operadoras de telemóveis, é tanto descaso que estou pensando seriamente em deixar de fazer uso do telefone celular.
Há menos de quinze dias eu fiz uma recarga para o meu número da TIM, para utilizar exclusivamente com a internet. Pois bem, hoje eu recebi uma mensagem dizendo "você tem menos de R$ 3,00, para que sua linha não seja desabilitada faça uma recarga até 21/09".
Muito bem, eu fui fazer as contas: Fiz uma recarga de R$ 20,00 no dia 04 deste mês, como a mensagem da TIM diz que tenho menos de R$ 3,00, suponhamos que eu tenho R$ 2,50 de créditos, o que significa que "gastei" utilizando a internet cerca de R$ 17,50, que divididos por 12 dias resulta na bagatela de R$ 1,45 por dia. Sem dúvida é a internet móvel mais cara do universo.
A roubalheira da TIM não para por aí, esse tipo de mensagem é uma afronta ao Código de Defesa do Consumidor, os canalhas estão me ameaçando: Ou faço uma recarga ou desabilitam a minha linha. Isso é simplesmente o fim da picada, o meu número é pré pago, eu não fiz contrato de utilizar primeiro e pagar depois.
E eu não sou um caso isolado, ontem (14) o internauta Ricardo Nogueira, postou em sua página no feiçibuqui que ficou 2 horas e 17 minutos aguardando atendimento, da VIVO, e não conseguiu. É preciso que aconteça uma mobilização dos usuários de telefonia móvel, reclamando não somente na ANATEL, mas denunciado esses abusos nas redes sociais.
Confira abaixo a denúncia do Ricardo:
Por Ricardo Nogueira, em seu Facebook14/09/2013"Este é o tempo que levei – sim, 2 horas, 17 minutos e 16 segundos – até tirar esta foto referente à ligação de protocolo n.o 20131844586837 para a VIVO, na qual NÃO fui atendido. Nesse tempo de minha espera, nenhum operador se prontificou a atender a ligação, que ficou infinitamente executando a música do Call Service em looping.O mesmo se passou na ligação 20131844519203 , em que desisti aos 45 minutos.Já na ligação de número 20131844464611, a atendente Sônia SE RECUSOU peremptoriamente a fornecer número de protocolo para o atendimento – o qual, por segurança, eu havia anotado no início da chamada.Em 26/04/13, a empresa recebeu multa de R$11,2 milhões em Campinas justamente por questões de atendimento. Infelizmente, a quantia acima pouco ou nada representa de impacto real para uma empresa desse porte, dado que o absoluto desrespeito para com seus clientes perdura incólume ante punições como essa.Está na hora de o governo fazer valer a Lei n.o lei 6523 de 31/07/2011, a chamada Lei do SAC, e aplicar novamente multas como as mencionadas acima – mas não em episódios isolados, mas de forma sistemática – diária, mesmo – até que empresas como essa se reeduquem a tratar com um mínimo de respeito os clientes do serviço público do qual, vale lembrar, são concessionárias, e não simplesmente fornecedoras."
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