A hipocrisia manda lembranças
"A policia do Agnelo ta descendo a borracha em trabalhador." A foto que ofendeu o Governo! |
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
É engraçado, passei minha vida toda falando para meus filhos e para as pessoas, que mais vale uma verdade doída, do que uma mentira conveniente.
Não preciso escrever aqui qual é a minha ideologia política, ela é pública e escancarada.
Eu, sinceramente, não consigo entender as "conveniências" políticas, na verdade até entendo, o que eu não entendo é como pessoas que tem um histórico de lutas contra o autoritarismo, se tornam autoritárias em troca de um cargo, de uma mesa, de um título. Lembro das longas conversas com o Camarada Jean Araújo Pinheiro, em que ele, tantas vezes, dizia: "Camarada, quer conhecer uma pessoa? Dê poder a ela".
Não é preciso nem dar tanto poder, basta um cargo, admito agora.
Não serei irresponsável em citar nomes, perdoem-me por isso, mas fui abordado, recentemente, por uma pessoa que eu tinha na mais alta "patente" da "Divisão dos Libertários" e que hoje está no "tabuleiro do jogo político".
Há poucos dias houve uma manifestação, na Câmara dos Deputados, contra a chamada "PEC da Terceirização". Inúmeros trabalhadores estavam no Anexo II da Câmara tentando entrar, a Polícia Militar do DF estava lá para impedir a entrada deles e o confronto foi inevitável, com o uso de força desproporcional pela PM com os trabalhadores. Uma querida amiga foi agredida com um tapa no rosto por um Tenente da Polícia Militar que inclusive tentou destruir sua máquina fotográfica.
Após o conflito, postei uma foto do momento vivido com a seguinte legenda: "Polícia do Agnelo descendo a borracha em trabalhador".
Para a minha não grata surpresa, a pessoa a que me refiro sem dizer o nome, escorou-me na parede dizendo: "Manere nas suas postagens do Blog, não escreva Polícia do Agnelo, escreva Polícia Militar..."
Possuído de muita indignação eu perguntei ao meu inquisidor: "Então eu posso chamar de Polícia assassina do Alckmin, porque é da oposição,mas não posso escrever Polícia do Agnelo porque é Governo"? "E o Comando da Polícia Militar, pelo menos em tese, não é subordinada ao Governador?"
Se alguém ainda não sabe, o Blog do Arretadinho pertence a uma pessoa física, eu, não pertence a nenhuma legenda partidária. Sou o responsável e quem determina a linha editorial do Blog respondendo, inclusive, juridicamente por isso.
Manterei a minha crença na possibilidade de viver em um mundo com maior justiça social, mas não abrirei mão de minhas convicções. Não "jogarei o lixo para debaixo do tapete" se não concordar com alguma ação do Governo e a ação da PMDF, naquela manifestação, é uma das quais não concordo, bem como não concordo com aquele tal Capitão Bruno, do Batalhão de Choque, que disse que "fiz porque quis" nem com o Secretário de Segurança Pública do DF, que não viu nada demais na fala do PM. E se o Capitão Bruno, ao invés de usar gás de pimenta, tivesse usado sua arma de fogo, teria matado porque quis?
Repressão é sempre repressão, sejam quaisquer que forem as armas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário