Churrasco brasileiro x shashlyk russo
A comparação entre duas delícias
Churrasco Brasilieiro |
Sempre morei num país frio, e por isso invejei muito os jovens de países mais quentinhos que podiam fazer festas na beira da piscina com uma boa música e bons drinks. Quando perguntei para o meu marido se ele já tinha participado de uma festa parecida, ele respondeu: “ Sasha , no Brasil isso se chama churrasco!”
Só entendi o que ele quis dizer quando comecei a morar em São Paulo e participar com frequência desses churrascos-delícia. Descobri que o tradicional é feito com vários tipos de carne (frango, boi, porco…). As peças gigantes são colocadas no espeto e depois cortadas em pedacinhos finos e comidas com arroz, vinagrete e farofa (esses dois últimos pratos eu só conheci no Brasil).
shashlyk russo |
Na Rússia, também tem churrasco chamado shashlyk (a palavra tem origem nas línguas citas e significa carne cortada). A gente usa só um tipo de carne (geralmente suína com bastante gordura ou cordeiro), que é marinada no vinagre com ervas uma noite antes. Ela é cortada em pedaços quadrados, mais ou menos iguais, e colocada num espeto de metal. Cada um que estiver na mesa recebe um espeto inteiro. Então se você tiver dez convidados, vai ter que ter arrumar dez espetos.
Os russos também não comem carne o tempo todo, que nem os brasileiros fazem, cortando pedacinho por pedacinho. Na hora que o espeto é retirado da grelha, ele é colocado na mesa e comido – pronto, acabou a festa. O acompanhamento clássico é salada de tomates, pepinos, cebola e dill (sem alface) e algum molho picante tipo tkemali (georgiano de ameixa azeda) ou adjika (georgiano com pimenta ardida, alho e ervas finas).
Shashlyk geralmente é feito durante a primavera ou verão, ao ar livre (perto de uma praia, no parque ou na casa de verão – datcha, em russo). A galera se reúne para conversar, ouvir um som e, claro, para beber vodca! Já o churrasco brasileiro, na maioria das vezes, se limita só a cerveja.
SASHA YAKOVLEVA
no sitio http://www.diariodarussia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário