22 de set. de 2013

O Brasil ocupa o quinto lugar em mortes no trânsito.

Dia Mundial sem Carro sensibiliza população sobre a importância do trânsito consciente
Pesquisa do Ibope diz que 59%
dos jovens dirigem teclando celular
foto Divulgação/Detran
Respeito aos ciclistas, pedestres e motoristas é uma das premissas da data, comemorada em todo o mundo neste domingo, 22 de setembro
O Dia Mundial sem Carro foi criado na França, em 1997, e em 2003 passou a ser comemorado no Brasil. Para marcar a data em 2013, programações que envolvem passeios ciclísticos, caminhadas solidárias e distribuição de material informativo sobre regras de bom convívio no trânsito, são realizadas em todo o País. Destaque, ainda, para ações ambientais e educativas em escolas e parques urbanos.
A data serve de alerta para a necessidade do respeito às leis de trânsito, a redução da velocidade, e a conscientização de que é proibido o consumo de álcool antes de dirigir. Vale lembrar que, segundo o Ministério da Saúde, acidentes no trânsito são uma das principais causas de morte no País. O número de homens que morrem no trânsito é quatro vezes maior do que o de mulheres e as principais vítimas são jovens de 20 a 39 anos.
No cenário mundial, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia segundo o Informe Mundial sobre a Situação de Segurança no Trânsito, publicado em 2009. A estimativa da OMS é que, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhões de pessoas perdem suas vidas anualmente no trânsito e cerca de 50 milhões sobrevivem feridas. O custo global é estimado em US$ 518 bilhões por ano; os custos dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1% a 2% dos PIB dos países.

Campanhas de prevenção
Em maio de 2011, os ministérios das Cidades e da Saúde lançaram o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito - Pacto pela Vida. A meta é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos, como adesão ao Plano de Ação da Década de Segurança no Trânsito 2011-2020, uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O Plano é um conjunto de medidas para contribuir com a redução das taxas de mortalidade e lesões por acidentes de trânsito no país, por meio da implementação de ações de mobilidade urbana, fiscalização, educação, saúde, infraestrutura e segurança veicular, a curto, médio e longo prazos.
A campanha reforça:
- respeite o limite de velocidade da via;
- use o cinto de segurança; - use capacete;
- não dirigir após o consumo de bebida alcoólica;
- não usar o celular enquanto dirige;
- use cadeirinha, assento ou cinto de segurança de acordo com a idade da criança;
- respeite a faixa de pedestre;
- respeite as ciclofaixas para ciclistas

fonte http://www.brasil.gov.br/

Nenhum comentário: