Diplomacias da Rússia e do Brasil se encontram em Moscou
Luiz Alberto Figueiredo é recebido por Serguey Lavrov na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia |
Ministro das Relações Exteriores brasileiro se reúne com colega russo
A ampliação do comércio bilateral, a consolidação do relacionamento político e a situação da bióloga gaúcha do Greenpeace, Ana Paula Maciel, detida com outras ativistas em São Petersburgo, são alguns dos muitos itens da pauta da visita oficial que o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo Machado, faz à Rússia nesta quarta-feira, 20. O chanceler brasileiro foi recebido em Moscou por seu colega Serguey Lavrov, e, depois de conversar com o chefe da diplomacia russa, fez uma palestra na Academia Diplomática da Rússia.
Durante a conversa com Serguey Lavrov, Luiz Alberto Figueiredo debateu a situação da bióloga brasileira Ana Paula Maciel. "Fico satisfeito que a situação tenha se desenvolvido assim, que ela possa responder em liberdade perante a Justiça russa", afirmou o ministro em entrevista coletiva, ao lado de Lavrov. Ele se referia ao direito conquistado pela bióloga gaúcha de, contra pagamento de fiança de cerca de 140 mil reais, poder aguardar seu julgamento (por vandalismo) fora da detenção.
Ela faz parte do grupo de 28 ativistas da organização não governamental internacional Greenpeace que estavam presos em Murmansk e depois foram transferidos para São Petersburgo. Todos foram detidos no dia 19 de setembro após a abordagem, na véspera, da plataforma Prirazlomnaya no mar de Pechora, oceano Ártico.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a parceria estratégica com a Rússia, estabelecida em 2002, adquiriu densidade nos últimos anos, com os múltiplos contatos bilaterais e as reuniões da Comissão de Alto Nível de Cooperação, assim como da Comissão Intergovernamental de Cooperação. Esta última deverá se reunir em Brasília, em dezembro, para tratar de projetos em áreas como defesa, comércio, investimentos, energia, ciência e tecnologia, educação e esportes.
Também de acordo com o Ministério, a corrente de comércio Brasil-Rússia aumentou 187% entre 2003 e 2012, passando de 2,055 bilhões de dólares para 5,931 bilhões de dólares neste período. A Rússia é o maior parceiro do Brasil entre os países da Europa do Leste, e o décimo nono em todo o mundo.
O Ministério ressalta ainda que Brasil e Rússia cooperam com frequência crescente em organizações como ONU, G20 e BRICS, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
A visita de Luiz Alberto Figueiredo a Moscou está incluída nas comemorações dos 185 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Rússia.
fonte http://www.diariodarussia.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário