7 de abr. de 2021

Pernambuco na história!

 


José Inácio de Abreu e Lima, militar, político e historiador, participou sob as ordens de Simon Bolívar das guerras de independência da Venezuela e da Colômbia e tomou parte ativa na vida política do Brasil. Era livre-pensador, republicano e defensor das ideias socialistas.

O general nasceu no Recife em 6 de abril de 1794, filho do também revolucionário José Inácio Ribeiro de Abreu e Lima, o conhecido Padre Roma, líder da Revolução Pernambucana de 1817, que foi preso e condenado à morte. Foi acusado de ser chefe da Revolução, sendo então preso e condenado à prisão perpétua, que deveria ser cumprida em Fernando de Noronha.

Depois de alguns meses na ilha foi solto, graças ao trabalho do seu advogado Thomaz Nabuco de Araújo, o pai de Joaquim Nabuco. Abreu e Lima morreu no Recife no dia 8 de março de 1869. Em decorrência da polêmica travada com monsenhor Joaquim Pinto Campos, foi proibido o seu sepultamento no Cemitério de Santo Amaro, por influência do bispo D. Francisco Cardoso Ayres, sendo então enterrado no Cemitério dos Ingleses, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Nenhum comentário: