16 de nov. de 2013

“Viver Sem Limite” oferece cursos gratuitos a professores

“Viver Sem Limite” oferece cursos gratuitos a professores
Foto: Pedro Ventura / Arquivo
Projeto de Formação Continuada atende docentes da Rede Pública de Ensino
Os professores da rede pública de ensino podem se matricular, gratuitamente, em um dos cursos do "Projeto Formação Continuada", que oferece conteúdo voltado ao atendimento educacional especializado, e, desde o início do ano, faz parte do plano "Viver Sem Limite-DF".
 Durante as aulas, os professores recebem orientações sobre como lidar com alunos autistas e com deficiência intelectual, auditiva e visual, e são avisados pela Secretaria de Educação do início das aulas e sobre como se cadastrar.
 Sempre que pode, a professora Cláudia Braga, 37 anos, matricula-se em um dos cursos de capacitação oferecidos pelo projeto. Ela dá aulas a alunos com deficiência há cerca de 10 anos e, por isso, aposta, especialmente, em capacitação no ensino de surdos.
 A professora hoje está matriculada no curso "Educação: a qualidade educacional ao alcance dos surdos", realizado toda quinta-feira, na Escola Bilíngue, em Taguatinga.
 "Ano passado, fiz o básico de libras por meio da Secretaria de Educação. Agora, me inscrevi neste porque amo o ensino especial e, quanto mais aprender, melhor", contou.
 Com o aprendizado que teve no programa, ela pretende ir além. "Também estou me preparando para fazer um mestrado voltado ao tema", completou Cláudia, que é servidora do Centro de Ensino Especial 1, em Samambaia.
 Para a professora do curso e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Formação, da Escola Bilíngue, Sandra Patrícia, é preciso preparar bem os professores de alunos com deficiência. "Os surdos devem ter as mesmas oportunidades que os ouvintes e, para isso, é preciso que eles tenham educação de qualidade."

Parcerias
Com a integração do projeto ao plano "Viver Sem Limites", a iniciativa deve passar por algumas mudanças, como o aumento de parcerias. "A participação do Instituto Federal de Brasília (IFB), por exemplo, é uma das recomendações do Plano e está sendo estudada", disse o coordenador do Departamento de Educação Inclusiva, da Secretaria de Educação, Antônio Leitão.

SERVIÇO
Cursos de Formação Continuada
Quem pode participar? Professores ligados à Secretaria de Educação (SEE-DF)
Como se inscrever? A SEE informa os professores envolvidos com o tema, mas é possível tirar dúvidas com a Eape
Informações: www.eape.se.df.gov.br / (61) 3901-2378

fonte http://www.df.gov.br/

Nenhum comentário: