Um pesquisador afirma ter decodificado 10 palavras do famoso manuscrito Voynich.250 páginas de pergaminho do livro estão cheias de escritos em um alfabeto desconhecido e desenhos elaborados que descrevem uma variedade de temas, incluindo figuras femininas nuas, ervas medicinais e até símbolos do Zodíaco. O texto medieval foi descoberto em 1912, e tem desafiado explicações até agora.
Agora, Stephen Bax, professor de linguística da Universidade de Bedfordshire, na Inglaterra, diz ter decifrado 10 palavras do manuscrito e pode ler um punhado de itens no texto Voynich, como as palavras coentro, heléboro e zimbro ao lado de desenhos de plantas. Ele diz que traduziu a palavra Touro escrita ao lado de uma ilustração das Plêiades, um aglomerado de estrelas na constelação de Touro.
“Eu insisti na ideia de identificar os nomes no texto seguindo as abordagens históricas que já decifraram com sucesso hieróglifos egípcios e outros manuscritos misteriosos “, disse Bax em um comunicado.
“O manuscrito tem um monte de ilustrações de estrelas e plantas”, acrescentou Bax. “Eu fui capaz de identificar algumas delas com os seus nomes ao olhar para manuscritos medievais de ervas em árabe e outros idiomas.”
O manuscrito Voynich agora está em uma biblioteca de livros raros na Universidade de Yale. A datação por carbono provou que ele remonta ao século 15, e pesquisadores acreditam que foi escrito na Europa Central. Embora alguns estudiosos tenham sugerido que o livro seja uma fraude, outros dizem que o padrão das letras e palavras sugerem que foi escrito em uma linguagem real ou, pelo menos, uma cifra inventada.
Bax observa que o manuscrito ainda está muito longe de ser compreendido, mas mantém a esperança de que outros linguistas vão trabalhar para decifrá-lo. Por enquanto, ele acha que o livro é “provavelmente um tratado sobre a natureza”.
fonte http://misteriosdomundo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário