19 de mar. de 2014

Recado para fulano e beltrano

Dois garotos, no interior do Pará, postaram um vídeo nas redes sociais que mostrava eles colocando molho de pimenta na boca de um filhote de cachorro. O pobre animal ficou desnorteado e chorava muito, enquanto um dos garotos ria e dizia " o bagulho e louco".

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Pois bem, denunciaram eles, confusão geral, delegacia, direitos do animais, pai, mãe, delegado, etc... O de praxe.
O que me chamou a atenção foi que a declaração que o delegado e a mãe de um dos meninos deram, separadamente à imprensa, foi a mesma: 
Mãe: "Meus filhos só fizeram uma brincadeira, gente, não houve maldade"

Delegado: "O que eu percebi no depoimento dos meninos foi um ato de irresponsabilidade por imaturidade."
Não tenho dúvidas que foi uma brincadeira e um ato de irresponsabilidade por imaturidade mas, essa visão, coloca em segundo plano o que é mais importante: O sofrimento de um animal.

E foi colocado em segundo plano porque, tanto o delegado e a mãe de um dos meninos só consideram importante - nesse contexto -  a vida humana, a do animal, nem tanto.

Mas, por que estou escrevendo isso?
Vejo pessoas que conheço postando coisas só "por zoação", por brincadeira, do tipo foto do Collor, Lula, Sarney e Renan, lado a lado "dando dedo pro povo", ou que a Dilma declarou que "o consumo de cocaína no Brasil aumentou porque a vida do pobre melhorou". 

O problema de dizer que os garotos deram pimenta para o filhote de cachorro, de postar piadas de gay, negros ou loiras, de querer a volta da ditadura, por brincadeira ou zoação é que, com essa atitude, se coloca em segundo plano o que é mais importante, a Democracia.

Ser contra a corrupção é dever de todos, querer um país melhor é uma luta de todos mas, primar pela verdade, é uma obrigação de todos também.

E a verdade, a bem da verdade, passa bem longe da grande mídia.

Pense nisso, fulano e beltrano.
‪#‎ProntoFalei‬!

Nenhum comentário: