19 de mai. de 2014

Congresso elege nova direção da UJS/DF

Nova direção da UJS - Ao centro, o Ex-Presidente Tiago Dias Cardoso
A União da Juventude Socialista/DF realizou seu 12º Congresso e elegeu a nova direção da entidade que terá mandato de dois anos.

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O auditório da Biblioteca do Cruzeiro recebeu dezenas de jovens de todo o Distrito Federal, para a realização do 12º Congresso da União da Juventude Socialista - UJS - do DF, no último sábado (17).

Na plenária de abertura a mesa foi dirigida por Tiago Dias Cardoso, que exerceu a presidência da entidade até aquela data, que convidou para compor a mesa o presidente do PCdoB do Distrito Federal Augusto Cesar Madeira, o Administrador de Brasília Jean Carmo Barbosa, o Ex-Administrador de Brasília Messias de Souza, a primeira Secretária de Estado da Mulher no DF Olgamir Amância e o Conselheiro Político da Embaixada de Cuba em Brasília Rafael Hidalgo Fernandez.

Após a plenária de abertura todos os jovens dirigiram-se à área externa da biblioteca para participarem dos debates programados, em três grupos distintos.

O primeiro grupo debateu assuntos relacionados à Educação, que contou com a presença do Coordenador de Ensino do Gama, Professor Zé Antonio. Em sua fala Zé Antonio, entre outras coisa, relatou as dificuldades encontradas quando assumiu a CRE, a principal delas, falta de investimento dos governos anteriores, principalmente na gestão de José Roberto Arruda, que renunciou e foi preso depois da investigação da Polícia Federal denominada "Caixa de Pandora".
Professor Zé Antonio (ao centro) Debateu sobre Educação
com a Juventude Socialista

Zé Antonio falou também que teve a colaboração do governo Agnelo para desocupar salas de aula do Caic que eram usadas como arquivo vivo. Todo histórico de saúde dos servidores estavam armazenados nessas salas, que deveriam ser utilizadas na Educação Infantil, ou seja, se um servidor precisasse fazer uma perícia no Plano Piloto, o governo tinha que deslocar um funcionário até o Gama para pegar a pasta do paciente e leva-la ao local da perícia, também herança de Arruda.

A Edução Infantil foi ampliada no Gama graças a seriedade e empenho do Professor Zé Antonio.

Cássia Damiani coordenou o grupo que debateu assuntos relacionados ao Esporte e enfatizou a importância da prática esportiva e as inúmeras obras do governo Agnelo nessa área, como as Vilas Olímpicas, por exemplo.

A Ex-Secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, participou dos debates no grupo que tratou de assuntos relacionados à sexualidade e drogas.

Ao ser questionada por uma jovem sobre as diversas orientações sexuais que existem, Olgamir disse que prefere pensar como "exercícios sexuais". "Nascemos macho e fêmea, mas podemos praticar diversos exercícios sexuais, essa divisão, hétero, bi ou homossexual, nos foi imposta ou construída pela sociedade conservadora e, se foi construído, pode ser desconstruído", disse Olgamir.

O Congresso terminou por volta das 16:30h com a eleição da nova direção da entidade e com um show de várias bandas na área externa da biblioteca, iniciativa do Projeto Música na Árvore, que percorre as cidades do DF patrocinado pelo FAC, Fundo de Apoio à Cultura.

Confira a nova direção da UJS:

Mateus Diniz - Presidente
Vítor Cardoso - Secretaria Geral
Luíza Calvette - Secretaria de Comunicação
Filipe Lima - Secretaria de Formação
Jemima Tavares - Secretaria de Cultura
Júlia Gasparetto - Coordenação do Núcle da Universidade de Brasília - UNB
André João - Secretaria de Movimento Universitário
Glória Silva - Secretaria da Mulher
Thamires Silva - Secretaria de Finanças
Leonardo Matheus - UES/DF
Jéssica Lawane - Secretaria de Movimento Secundarista

Nenhum comentário: