28 de ago. de 2014

Alunos com altas habilidades lançam livro no Gama

Obras produzidas por alunos com altas habilidades
Alunos com altas habilidades, da Rede Pública de Ensino do Gama, fazem exposição de artes e lançam livros.

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

A Comunidade Escolar do Gama reuniu-se na tarde desta quinta (28), no Teatro Paulo Gracindo - SESC/Gama, para celebrar a exposição de artes e lançamento de livros de alunos com altas habilidades do Centro de Ensino Fundamental 04 do Gama.

O evento foi promovido pela equipe de Altas Habilidades/Superdotação do CEF 4, composta pelos Educadores Ana Alice Oliveira, Ana Lúcia Roncoleta, Lucimar Rodrigues, Nicilene Enéas, Ridna Navarro e Warismann Raposo. 

O evento contou também com as participações do professor, músico, dirigente sindical e dirigente partidário Jairo Mendonça, do escritor Simão de Miranda e da Especialista em Educação de Bem-Dotados e Talentosos, Vera Lúcia Palmeira Pereira.
Presença da comunidade escolar foi
maciça
clique para ampliar

Segundo a especialista Vera Lúcia, uma porcentagem de 5 a 10% de qualquer comunidade, representa os indivíduos com altas habilidades. Os superdotados são aqueles indivíduos com habilidades especiais, que têm características muito específicas, além da inteligência acima da média.

Mas, na verdade, por serem mais sagazes que a maioria das pessoas, os superdotados precisam de atenção especial de pais e educadores para conseguirem um aprendizado de qualidade. São crianças que possuem mais facilidade de aprendizado e, por isso, têm maior curiosidade.

O modo como educar essas crianças têm provocado algumas dúvidas, e os erros que se cometem com elas não podem ser muitos porque, alguns deles, podem ser irreparáveis. 

Não é o caso da coordenação especial para crianças com altas habilidades na Rede Pública de Ensino do DF, em particular a do CEF 04 do Gama, que promovem um trabalho exemplar de inclusão com esses alunos. 
Coordenadora Regional de Ensino do
Gama, Profª Rita de Cássia (com óculos)
clique para ampliar
Como ficou evidenciado nas palavras elogiosas da Especialista em Educação de Bem-Dotados e Talentosos, Vera Lúcia Palmeira Pereira, dirigidas à equipe do CEF 04 e à Coordenação Regional de Ensino do Gama, que tem à frente a professora Rita de Cássia.

A criança alto-habilidosa deve fazer tarefas diferenciadas e mais desafiantes que as aplicadas às demais, pois, normalmente, ela é feliz e se sente bem quando estimulada na área em que apresenta a superdotação.

Quando o assunto é crianças com alta habilidade cognitiva, é fundamental enriquecer os planejamentos de ensino e seus conteúdos, enquanto as crianças com alta habilidade não cognitiva devem ser orientadas a desenvolver suas habilidades em locais como clubes, conservatórios ou instituições específicas, condizentes com a habilidade demonstrada. 

A sala de aula, no entanto, deve ser priorizada por tratar-se do ambiente mais propício para que esses alunos recebam os devidos cuidados e as orientações específicas.
Profº Chico do Gama
clique para ampliar

Algumas características da criança superdotada
Aprendizagem fácil e rápida, originalidade, imaginação, independência e flexibilidade. Ela pensa de forma incomum para resolver problemas, apresenta percepções diferenciadas e excelente senso de humor, possui um vocabulário excepcional e resiste à rotina e à repetição.

Isso pode refletir em algumas características comportamentais, como hábitos de estudo ruins, dificuldade em aceitar críticas e nos relacionamento sociais, resistência à autoridade, ansiedade e depressão.

Se você identificou essas características com alguém que você conheça, procure ajuda profissional para atender às necessidades dessa pessoa, pois assim ela será muito mais feliz na escola e na vida social.

Nenhum comentário: