Medicamento que contém componente derivado da maconha é liberado pela Anvisa para uso terapêutico.
De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho
O uso terapêutico do Canabidiol já é permitido no Brasil. A Anvisa liberou o uso do medicamento na manhã desta quarta (14), segundo reportagem do Estadão.
A mudança na classificação da substância foi aprovada por unanimidade pela agência. O produto deixa a lista de produtos proibidos e passa a fazer parte da lista chamada de C1, de medicamentos de uso controlados.
A liberação do produto é uma consequência da luta de inúmeras famílias que tem crianças com patologias que provocam convulsões recorrentes. Essas famílias deram o pontapé inicial provocando o debate para a liberação do produto em 2014.
Inúmeros estudos comprovam que o medicamento não tem efeito psicoativo e ajuda a combater as crises de convulsões.O presidente em exercício da Anvisa, Jaime Oliveira, justificou seu voto baseado nos estudos que comprovam que o medicamento não é um produto entorpecente ou psicotrópico e que não existem relatos de dependência pelo uso do Canabidiol.
Renato Porto, um dos diretores da agência, também votou pela liberação, mas lembrou que não existem estudos que garantam a eficácia do uso do medicamento a longo prazo e que esta é uma situação que precisa ser corrigida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário