23 de abr. de 2020

Flávio Dino: “É falsa a ideia de que a pandemia está sob controle no Brasil”

Foto: Reprodução/TV Cultura



Governador do Maranhão também alerta para a importância do isolamento social como forma de evitar um colapso no sistema de saúde dos estados

Por Redação  Revista Fórum

O governador do Maranhão, Flavio Dino (PCdoB), afirmou nesta quinta-feira (23) que o surto do coronavírus ainda não está sob controle no Brasil e que o isolamento é a melhor medida para enfrentar a doença no momento. Discurso do governador vai na contramão do que o presidente Jair Bolsonaro tem defendido como saída para a crise.

“É falsa a ideia de que a pandemia está sob controle no Brasil”, disse Dino ao UOL. O governador do Maranhão defendeu ainda que os estados devem evitar “a cena que estamos vendo em vários lugares de pessoas que não conseguem entrar no sistema hospitalar”.

Com o avanço da doença, muitos estados devem enfrentar um possível colapso na oferta de leitos de UTI para atender os pacientes. Para evitar este cenários, governadores têm investido em mais contratações de profissionais de saúde, leitos e equipamentos hospitalares.

“No Maranhão, temos hoje instalados 188 leitos de UTI e uma taxa de ocupação média que vai girando de 50 a 60%”, disse Dino. As regiões Norte e Nordeste são as mais afetadas pela falta de leitos no país.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, o estado do Maranhão está com 1.604 casos confirmados de coronavírus e 68 mortes.

Nenhum comentário: