21 de jul. de 2020

Quem já foi traído não vê Ciro Gomes de mimimi

As recentes críticas de Ciro Gomes ao PT e ao ex-presidente Lula são vistas por muitos petistas como mimimi, mas essas pessoa esquecem os motivos das críticas do ex-governador cearense

Do Gama
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

O ex- governador do Ceará Ciro Gomes, PDT/CE, tem feito reiteradas críticas ao Partido dos Trabalhadores e ao ex-presidente Lula pela postura dúbia dos petistas, principalmente, nas eleições de 2018.


Ciro nunca foi meu candidato preferido, tenho muita dificuldade de dar crédito a quem sempre tem soluções prontas e fáceis para os problemas de um gigante como o Brasil entretanto, nas eleições de 2018, Ciro era a escolha mais acertada, embora o Haddad tenha sido uma ótima opção.

O entendimento que faltou à direção do PT foi que a mídia alimentou durante anos um sentimento antipetista principalmente na camada da população mais desavisada. Para a elite do atraso, que apoiou Bolsonaro, era muito mais fácil atacar o Haddad do que Ciro Gomes, em função da legenda petista estar bastante desgastada perante a opinião pública.

É de conhecimento público que Lula sugeriu, em um primeiro momento, que Ciro fosse o candidato e Haddad vice, inclusive os pré-candidatos procuraram o ex-ministro Delfim Neto com o objetivo de obter sua colaboração para a criação de um projeto de governo para a chapa.

A falta de humildade e discernimento político da direção do PT não permitiu que essa proposta vingasse, colocando Ciro para escanteio, sem o menor diálogo, e alçando Manuela D'ávila, PCdoB/RS, à vaga de vice.

A coordenação da campanha do Bolsonaro era formada pelas ratazanas da velha política Sarneyzista que sabiam que o capitão não teria a maioria dos votos, visto que teve apenas 39% dos votos válidos, na maior taxa de abstenção da história. Com um empurrãozinho da imprensa, que deu cobertura por mais de 40 dias à facada, eles nadaram de braçada e ganharam as eleições.

A crítica ao PT tem que ser feita, principalmente porque o partido sempre adotou uma postura incólume, intocável moralmente, subestimando os adversários, sem levar em consideração que a aversão ao PT já estava edificada, inclusive em setores da esquerda.

Na vida e na política, rever posturas, posições, pode ser muito saudável e fundamental para o crescimento como um todo entretanto, se o PT não der conta de fazer isso, chamando de mimimi as críticas dirigidas a ele, a unidade de esquerda estará mortalmente comprometida. #SÓACHO

Nenhum comentário: