10 de jun. de 2015

UNE acampa no Ministério da Fazenda

Carine e Bárbara no Acampamento do Ministério da Fazenda
foto reprudução do Facebook
UNE acampa em frente ao Ministério da Fazenda contra cortes na Educação

De Brasília
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Cerca de 200 jovens da União Nacional dos Estudantes, UNE, e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, UBES, montaram um acampamento em frente ao Ministério da Fazenda, em Brasília, nesta quarta-feira (10). O objetivo do acampamento é protestar contra os cortes das verbas para a pasta da Educação, segundo propõe o reajuste fiscal anunciado pelo governo recentemente.

Para a presidenta da UNE, Carina Vitral, os estudantes estão mobilizados porque o governo se contradiz quando adota como lema “apoio à pátria educadora, enquanto corta recursos para a manutenção dos bandejões”. O movimento estudantil também se declara contrário às demissões ocorridas de funcionários terceirizados, que exerciam tarefas de apoio administrativo nas nas universidades.

Carina afirmou que o acampamento só será suspenso quando o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, receber uma comissão formada pelos estudantes que pretendem apresentar uma pauta de reivindicações. De acordo com a agenda da UNE e da UBES, no período da tarde os estudantes deverão dirigir-se ao Congresso Nacional para protestar contra o Projeto de Lei que tramita na casa e que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Já a presidenta da UBES, Bárbara Melo, disse que o ajuste fiscal “ignora um problema real que existe hoje na educação brasileira: a saída da crise não passa pela diminuição dos investimentos e sim pelo aumento dos investimentos”.

Nenhum comentário: