24 de jul. de 2015

Turquia ataca Estado Islâmico

Fumaça após explosão na cidade fronteiriça de Kobane.
/ CARSTEN KOALL (GETTY IMAGES)
A Turquia entrou de vez na luta contra o grupo Estado Islâmico. O país fez os primeiros bombardeios aéreos na madrugada desta sexta-feira (24) contra posições dos jihadistas na Síria. 
O governo da Turquia já havia feito ataques ontem (23), em resposta à morte de um militar turco em um confronto com jihadistas na fronteira do país com a Síria.
Nesta manhã, três caças F-16 atiraram quatro mísseis teleguiados que visaram três alvos: dois bairros e um local de reunião do grupo islâmico. O ataque foi feito na fronteira entre os dois países.

Ao mesmo tempo, foi lançada vasta operação policial contra supostos extremistas do Estado Islâmico e rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que é a tradicional oposição ao governo. Cerca de 5 mil militares turcos trabalham em 30 pontos da cidade de Istambul e outras 13 províncias do país. Foram presas 251 pessoas.

Esta é a maior operação da Turquia na luta contra o terrorismo desde que o Estado Islâmico tomou áreas da Síria, no ano passado.

Na segunda-feira (20), um atentado suicida reivindicado pelos jihadistas na cidade turca de Suruc matou duas pessoas. O governo turco anunciou a permissão para que os Estados Unidos executem operações aéreas contra o Estado Islâmico a partir da Base de Incirlik, no Sul do país.

da Agência Brasil
*Com informações da Rádio França Internacional

Nenhum comentário: