16 de mar. de 2012

CULINÁRIA BRASILEIRA - REGIÃO SUL

Você conhece a culinária brasileira? Se você é daqueles que realmente acha que a culinária baiana, ou melhor, de Salvador, é o mais digno representante da nossa cozinha brasileira, cuidado, a história mostra que não é bem assim. Eis o que diz, por exemplo, Sílvio Romero (1850-1914): "(...) Basta lembrar que a cozinha genuinamente brasileira, a cozinha baiana, é toda africana".

Portanto, qual região do Brasil é a maior representante da nossa culinária? Nós não nos arriscamos a responder, deixamos esta grata missão para você. Embarque agora numa viajem pelo Brasil e pela sua culinária. Aproveite e monte seu cardápio com as diversas receitas de pratos e doces típicos e leve para dentro de sua casa o prazer de conhecer o Brasil pelo paladar de cada região. Divirta-se e bom apetite!
Culinária da Região Sul
Colonizado por europeus, o Sul, com 577.214 km2, oferece prazeres variados. Da carne bovina aos frutos do mar. Em seus três estados - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul -, há de tudo; para todos os gostos. Churrascos servidos no espeto, pratos à base de frutos do mar, siris, camarões, lagostas, e peixes elaborados ao forno, na brasa, em caldeiradas.
Há, ainda, a típica cozinha do interior, com destaque para o mocotó de campo, o arroz-de-carreteiro. a roupa velha e o barreado. Com forte presença italiana, é ampla a oferta de massas. Marcante, também, são os traços da colonização alemã. O que permite ao viajante saborear excelentes embutidos.
E, após a refeição principal, doces de ovos, como ambrosias e papos-de-anjo, e de frutas cristalizados e em calda. Apesar de possuir restaurantes que oferecem todas as cozinhas do mundo. No litoral sul saladas guarnecidas por palmitos de uma maciez sem igual, colhidos na Mata Atlântica.
Rio Grande do Sul
É um estado que apresenta uma grande variedade de comidas, com seus pampas, churrascos, charque (que deu origem ao famoso arroz-de-carreteiro), vinho e suas comidas simples e fáceis de preparar.
Paraná

Influência da colonização italiana e paulista.
O Barreado é o carro chefe, mas a presença das carnes verdes e das aves, grelhadas ou feitas na churrasqueira, que acompanham massas e polentas são uma característica marcante. Com isso o uso da farinha de mandioca cedeu lugar ao fubá de milho.
Santa Catarina

Influência da colonização alemã na cidade e no interior.
No litoral a cozinha é rica em peixes, camarões e crustáceos, que tem como acompanhamento a farinha de mandioca e o arroz, onde o modo de preparo é bem brasileiro.
Nas praias mais desertas, pescadores e forasteiros cozinham sobre trempes ou braseiros e, depois de servida a comida, rodas são formadas para prosear, beber e cantar.
Os mais tradicionais pratos sulistas

Lombinho Assado
Sopa de Beterraba
Arroz Carreteiro
Lombo de Porco à Moda do Sul
Coelho no Forno
Cozido do Rio Grande do Sul
Frango à Passarinho à Moda do Sul
Lombo de Porco à Moda do Rio Grande do Sul
Peixada Catarinense
Barreado
Risoto de Carreteiro
Recortado Gaúcho
Sopa de Batata de Florianópolis

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário: