8 de jul. de 2012

EM PORTUGAL TEM SOPA DE GRELOS E CARALHOTAS À MESA.

DELÍCIAS PORTUGUESAS COM NOMES  "INTERESSANTES!"
PUNHETA DE BACALHAU

ARROZ DE PICA NO CHÃO

LICOR DE MERDA

Existem muitos motivos para se visitar Portugal. Mas o principal deles é, com certeza, a culinária.
E como os prazeres da mesa merecem ser compartilhados, faço a minha sugestão para um almoço à portuguesa. Acredite, as denominações estão corretas. Se você pedir qualquer destes pratos em qualquer restaurante em Portugal vai ser atendido sem nenhuma risada do garçom.

Tira gosto: Punheta - Enquanto espera o almoço, nada melhor do que reunir os amigos para uma punheta gostosa! É um bacalhauzinho desfiado, temperado com cebola, azeite e vinagre. Simples e dá muito prazer. Fácil de fazer, é uma boa opção para os solitários.

Entrada:
Sopa de Grelos ou Sopa Que se Agarra às Costas: - Por alguma razão, a sopa de grelos é a preferida dos marmanjos. Já os que não se importam de ter algo agarrado às costas preferem a segunda sopa, típica da Beira-Litoral e feita à base de feijão e pão.

Prato principal:
Arroz de Pica no Chão - É um prato delicioso, mas um tanto pesado e por isso deve ser apreciado com moderação, em especial por quem gosta de um "rala-e-rola" depois do almoço. Com Pica no Chão a coisa fica mais difícil. É uma especialidade da região do Entre-Douro e Minho, no Extremo-norte do país. O Arroz de Pica no Chão é feito à base de frango e toucinho, levando muitos condimentos.

Acompanhamento:
Caralhotas ou Cacetes - Uma refeição portuguesa tem sempre pão à mesa. As caralhotas são pequenos pães típicos da região de Almeirim. Já os cacetes são comuns em todo o país. É fácil encontrar uma rapariga portuguesa com um cacete na mão.

Bebida - Vinhos Portugueses:
Os vinhos são classificados por regiões e há para todos os gostos. Como no Brasil faz mais calor, talvez seja bom optar por um vinho com aspecto mais leve, mais freco e feminino. Pode escolher um Monte das Abertas (Alentejo), um Quinta da Pellada (Dão) ou, talvez, uma Garrafa de Rapadas (Ribatejo). Mas se insiste em uma bebida mais encorpada e masculina, uma boa opção pode ser o
Três Bagos (Douro). Ou, ainda mais intenso, um Terras do Demo (Beiras).

Sobremesa Espera-Marido ou Fatias de Parida - O Espera-Marido é um doce simples que se faz com açúcar, ovos, leite e canela em pó. As fatias de parida são as nossas conhecidas e natalinas rabanadas.

Digestivo
Licor de Merda - É uma bebida da região de Cantanhede, feita à base de leite, baunilha, cacau, canela e frutas cítricas. Quem experimentou diz que é uma merda, mas muito gostoso.

Bom apetite!

3 comentários:

João disse...

Como um post genial desse não tem nenhum comentário?! Genial amigo, me rendeu muito aprendizado e boas risadas kkkk

Unknown disse...

Kkkkk

Unknown disse...

Parabéns pela iniciativa.. Show de bola aos portugas