26 de set. de 2020

Bolsonaro e a cristofobia

 


Vi piadas  e chacotas por aqui a com a questão  da Cristofobia que Bolsonaro citou nas Nações   Unidas. Espero  que essa mesma  gente entenda a seriedade  da questão. Bolsonaro não estava falando para você,  para nós, ele está pouco se lixando  com nossas  piadas. 

Bolsonaro estava  falando para sua base, para  seu público, para um público  religioso, para milhões  de brasileiros.  E a Cristofobia  faz sentido, sim, para  esse público.  

Foi  construída uma retórica bolsonarista muito forte de que a esquerda  é inimiga da religião e isso faz com que muitas pessoas se sintam atacadas pessoalmente pelo campo progressista.  

Durante  a campanha  de 2018 entrevistei  varias mulheres  periféricas  que sentiam um medo enorme de uma possível vitoria  do PT porque tinham certeza que estando este  no poder tentaria  destruir  sua fé. Foi por isso que estas mulheres que entrevistei  votaram em Bolsonaro. 

O que a gente  trata como folclore, como caricatura ridícula, faz sentido para milhões  de brasileiros, influencia sua opinião  e seu voto. Se a gente só  fizer piada  e não  levar estas questões  a sério,  não  disputar  estes valores,  Bolsonaro, Damares,  os pastores  continuarão  falando e convencendo. 


Ester Solano

Nenhum comentário: